Última Hora

Opinião

Jogos de tabuleiro modernos em Leiria ao serviço da comunidade

Março 27, 2025 . 17:00
Opinião: “Os jogos de tabuleiro modernos tendem a ter temáticas que tentam integrar o sistema mecânico e narrativo do jogo, como algo coerente. Assenta na agência dos jogadores, fazendo com que as decisões tenham significado e impacto no jogo”.

Sou um dos fundadores dos Boardgamers de Leiria e da Associação Asteriscos. Durante 10 anos fui coordenador deste projeto coletivo que pretende dar a conhecer os jogos de tabuleiro modernos em Leiria. Hoje, o projeto continua vivo e a associação que o acolhe ainda mais, com muitos outros projetos e atividades.
Foram vários os textos que fiz, nos últimos anos como cronista aqui do Diário de Leiria, sobre jogos de tabuleiro modernos. Muitas vezes expliquei o que são. Mas continuo a ter de explicar recorrentemente, quer seja em textos deste tipo ou exposição de conteúdos associados a aulas e formações que vou conduzindo. Agora, em cada vez mais formações direcionadas a professores e educadores. O termo pode ser dificil de explicar, pois não existe uma definição formal aceite, tendo eu próprio proposto uma definição numa publicação académica da área do estudo dos jogos, publicada em artigo científico. Isto porque, mais que seguirem uma definição que os descreva, os jogos sentem-se. Eles geram reações emocionais. E quando jogamos um jogo de tabuleiro moderno, sentimos a diferença.
Os jogos de tabuleiro modernos tendem a ter temáticas que tentam integrar o sistema mecânico e narrativo do jogo, como algo coerente. Assenta na agência dos jogadores, fazendo com que as decisões tenham significado e impacto no jogo. Não se exclui a aleatoriedade, mas ela tende a não substituir a agência. Outra coisa que se evita é a eliminação de jogadores em jogos longos, tal como uma tendência para jogos que podem ser não evitar o conflito direto ou proporem experiências totalmente colaborativas. Os jogadores lutam contra o sistema de jogos e não uns contra os outros. No entanto, existem imensas exceções no universo dos jogos de tabuleiro modernos. Outra forma de os descrever é como produtos de autor, que tentam inovar no design, mecânicas, narrativas, ilustrações e peças físicas que utilizam, tudo para cativar os utilizadores, quase sempre adultos.
Estes novos designs, geradores de experiências únicas que levam as pessoas a quererem interagir presencialmente, têm alimentado os encontros de jogos de tabuleiro modernos organizados pelos Boardgamers de Leiria. Todas as sextas-feiras à noite, a partir das 21h30 na antiga escola primária de Marvila, na localidade de Barreira em Leiria, realizam-se encontros gratuitos e de acesso livre, para que todos possam experimentar estas maravilhas lúdicas. Temos acesso às principais novidades nacionais e internacionais, pois são publicados mais de 2.000 jogos novos por ano. Para além dos encontros semanais, existe um encontro mensal no primeiro sábado de cada mês, a partir das 15h30. A única exceção, quando cancelamos todos os encontros, é durante a realização da Leiriacon, que decorre este ano entre 3 e 6 de abril.
Os encontros dos Boardgamers de Leiria, que duram há mais de 10 anos, têm construído uma comunidade, gerado amizades e ajudado alavancar outros projetos sociais e associativos. São anos a jogar, pelo simples prazer de explorar novos sistemas de jogo, e construir à mesa espaços de inclusão e interação social na era da digitalização e isolamento social.

Março 27, 2025 . 17:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right