
Alcobaça inaugura zona industrial e multiusos
A Câmara de Alcobaça inaugura hoje a nova zona industrial da freguesia da Benedita e o novo pavilhão multiusos da cidade, dois dos maiores investimentos da autarquia, ultrapassando os 12 milhões de euros.
A Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), com um investimento de 7,5 milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários, foi adjudicada em outubro de 2020.
A nova zona industrial da Benedita ocupa uma área de 53,7 hectares de terreno com 73 lotes destinados à instalação de indústria, empresas de logística, armazéns, comércio e serviços.
A Câmara de Alcobaça abriu já uma primeira fase de alienação de lotes, em que foram licitados 18 dos 21 lotes disponíveis.
A obra será hoje inaugurada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que preside também à inauguração do novo Pavilhão Multiusos de Alcobaça.
Trata-se de um investimento de 4,7 milhões de euros comparticipados em 85% ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
O novo equipamento, denominado ‘Panorama’, resulta da requalificação do anterior pavilhão de feiras e exposições, o MercoAlcobaça, num pavilhão multiusos com capacidade para receber feiras, congressos, concertos e eventos desportivos.
Localizado na entrada norte da cidade, o ‘Panorama’ ocupa uma área de cerca de três hectares, com 5.000 metros quadrados de área coberta, que inclui uma sala principal com 2.000 metros quadrados e uma secundária com 700 metros quadrados.
O espaço é ainda dotado de áreas técnicas, zona para artistas e atletas, salas de reuniões, um auditório com 100 lugares e um restaurante.