
Festival de gastronomia junta cultura à tradição
Do cabrito ao borrego, passando pelo queijo do Rabaçal. Não faltam iguarias para provar no sábado e domingo, em Ansião, mais concretamente em Santiago da Guarda, na quarta edição de um festival que espera servir cerca de duas mil refeições nos vários restaurantes representados no evento.
O Festival Gastronómico do Cabrito e Borrego de Sicó e do Queijo Rabaçal é organizado pela Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, em parceria com o município de Ansião e associações locais. A programação do evento conta com a gastronomia como prato principal, no entanto, esta nova edição terá um programa de animação musical variado como complemento.
“As expectativas para a Junta de Freguesia enquanto entidade organizadora deste certame são altas”, nas palavras de David Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, que destaca esta edição pela aposta na animação musical que irá acompanhar o evento. “Não teremos grandes artistas nacionais, pois o cerne deste evento é a gastronomia”, afirmou, em declarações ao nosso jornal, salientando que, ainda assim, o programa terá “uma grande variedade e qualidade nos momentos musicais previstos”, com grupos de concertinas, orquestra ligeira, grupos de música popular e DJ’s. Razões mais do que suficientes para David Rodrigues considerar que tanto a região como o festival “merecem uma visita mais demorada pois a sua riqueza e diversidade assim o exigem”.
Este festival, na sua origem, baseia-se na gastronomia do cabrito e pratos regionais do dia a dia, juntando ainda a iguaria do queijo rabaçal. No ano passado, acolheu o borrego como novo prato. Já este ano, entre estas iguarias, o festival conta com quatro restaurantes dinamizados por quatro associações culturais e desportivas que, divididas entre si, esperam servir cerca de 2.000 refeições confecionadas “com todo o amor” para quem Santiago da Guarda. A experiência gastronómica conta ainda com a degustação de uma variedade de petiscos tradicionais e produtos endógenos da região de Sicó.
António Domingues, presidente da Câmara Municipal de Ansião, destaca um festival “único na freguesia e no concelho”, que promove a defesa dos seus produtos regionais como o mel, o azeite, o vinho, enchidos e a doçaria tradicional, e impulsiona a sua valorização junto ao público, contribuindo para o “aumento da produção dos mesmos junto dos produtores locais”.
António Domingues, presidente da Câmara Municipal de Ansião, região que dá palco a este festival, considera que o evento pode e deve “melhorar” e “inovar”. Isso mesmo é o que tem acontecido edição após edição, e sobretudo depois de, no ano passado, o número de visitantes ter ultrapassado as expectativas.
“É necessário dar mais dimensão e robusteza ao próprio evento”, aponta o autarca, referindo a aposta feita este ano na divulgação “mais intensa nas redes sociais”.
Música anima festival
O Festival Gastronómico do Cabrito e Borrego de Sicó e do Queijo Rabaçal conta com uma programação musical para animar os dois dias do evento. Segundo o programa divulgado, o festival tem início no sábado, às 19h00, com a sua abertura, seguido de uma prova de produtos endógenos. O primeiro momento de animação deste evento surge às 19h30, com Gabriel Gonçalves, seguido dos jantares nas tasquinhas aderentes com início às 20h00. O primeiro dia termina com destaque sobre os momentos musicais, com início às 21h30 com ‘Os Amigos do Cantar’ de Porto Santo, seguidos do ‘Grupo Fonte da Pipa’ de Arzila. Encerra a noite o DJ Filipe R.
No segundo dia do festival, as portas abrem às 10h30. Serão servidos os almoços e, pelas 15h00, sobe ao palco a Orquestra Ligeira de Ansião com um momento de animação musical, que tem continuidade com grupo ‘Os Unidos da Concertina de Ferreira de Zêzere’, às 18h30. O último dia do evento termina com a sua chave de ouro, a gastronomia, com os petiscos presentes nas tasquinhas aderentes.