
João Formiga encabeça lista do PS à Câmara da Nazaré
O presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, João Formiga, vai encabeçar a candidatura socialista à câmara municipal deste concelho nas próximas eleições autárquicas, informou a Federação Distrital de Leiria do PS.
Escolhido por unanimidade na Concelhia local, a que preside, João Formiga disse à agência Lusa que a candidatura à câmara da Nazaré, no distrito de Leiria, “é a continuação do projeto agarrado com paixão na Junta de Freguesia” e que considera agora estar “na altura de avançar para um projeto mais abrangente”.
A candidatura do atual presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, onde cumpre o terceiro mandato, visa dotar a vila de “um turismo diversificado e distinto”, bem como passa pela promoção “da diversificação da base económica do concelho, da qualidade de vida e da coesão social”, afirmou.
Das principais linhas programáticas destacou, ainda, “a qualificação e regeneração urbana, a sustentabilidade, o uso eficiente de recursos e a promoção da cultura e tradições”.
Numa publicação na rede social ‘Facebook’, o candidato afirmou ter aceitado o desafio por considerar que a Nazaré “merece um futuro mais próspero, justo e desenvolvido, onde as necessidades de cada um sejam ouvidas e atendidas com seriedade e competência”.
No texto, explica também que a experiência como presidente de junta “foi fundamental para perceber a importância da proximidade na gestão pública”, comprometendo-se a “renovar a gestão autárquica” de forma “transparente, acessível e participativa”.
João Formiga tem 63 anos e é empresário do ramo da restauração.
É militante do PS desde 2005 e cumpre o segundo mandato como presidente da Comissão Política Concelhia da Nazaré.
Desde 2013 é presidente da Junta de Freguesia da Nazaré.
A candidatura socialista é a segunda a ser anunciada no concelho da Nazaré, depois de Serafim António Silva se ter assumido como cabeça de lista do PSD.
A Câmara da Nazaré é liderada pelo PS, que nas últimas eleições autárquicas obteve 44,9% dos votos e elegeu o presidente e três vereadores. O PSD, com 28,5% dos votos, elegeu dois vereadores, e a CDU, com 14,2% da votação, elegeu um vereador.
As restantes forças políticas a sufrágio (BE e CDS-PP) não elegeram qualquer elemento para o executivo camarário.
As eleições autárquicas deverão ocorrer entre setembro e outubro.