Última Hora
Leria Pub Banner Novo
Bocelli Pub
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Ministro anuncia apoio a produtores agrícolas afetados em Óbidos

Exploração de antúrios localizada em Óbidos registou 190 mil euros em prejuízo. Ministro da Agricultura já mostrou disponibilidade para apoiar os produtores agrícolas afetados pelo mau tempo

O ministro da Agricultura prestou uma visita à exploração da Anthirium4You esta quinta-feira, na Quinta do Pedregal, no Sobral da Lagoa, mostrando disponibilidade para encontrar formas de apoiar os produtores afetados pelo mau tempo.

A exploração da Anthirium4You foi um dos alvos da depressão Martinho, que assolou o país na semana passada, registando um prejuízo a rondar os 190 mil euros. Localizada no município de Óbidos, é responsável por 80% da produção de antúrio na Península Ibérica e já conta com duas décadas e meia de atividade no concelho.

José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura, visitou o local e manifestou disponibilidade para encontrar formas de apoiar os produtores afetados. O apoio será prestado às “explorações que registem um prejuízo de 30% da área por parcela, para a reposição do potencial produtivo, além de um outro apoio para a perda de rendimento”. O governante revelou ainda estar a trabalhar com a União Europeia de modo a providenciar seguros a preços “mais acessíveis e adequados” para os produtores.

O presidente do município de Óbidos, Filipe Daniel, manifestou a sua solidariedade para com as empresas agrícolas afetadas e reconheceu o posicionamento do ministro da agricultura como “revelador da sensibilidade do Governo para um setor tantas vezes desvalorizado e que é absolutamente vital para o futuro de um país que se quer sustentável e amigo do ambiente”.

A Anthirium4You produz cerca de 500 mil flores de antúrio por ano, em mais de 40 cores, destinadas a mercados externos, como Espanha, França, Bélgica e Alemanha. Segundo faz saber a Câmara Municipal de Óbidos, a empresa tem uma área instalada de 39 mil metros quadrados de estufas e está a desenvolver um projeto de alargamento de mais 11 mil metros quadrados. Emprega uma equipa de 12 pessoas e destaca-se por ser única na exploração no nosso País com iluminação artificial, com o intuito de recriar o clima amazônico onde os antúrios se desenvolvem de forma natural.

Março 28, 2025 . 15:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right