
PS aposta pela segunda vez em Ângelo Marques para Câmara de Peniche
O Partido Socialista volta a candidatar à Câmara de Peniche o vereador Ângelo Marques nas eleições autárquicas deste ano, anunciaram hoje as comissões políticas concelhia e distrital do partido em nota de imprensa.
Ângelo Marques e outros candidatos anunciados pela distrital são “personalidades de reconhecida competência profissional e política, valorizadas pela sua dedicação, capacidade de trabalho e compromisso com a afirmação e defesa de um projeto sólido para os concelhos do distrito”, refere a estrutura regional.
A concelhia fala de Ângelo Marques como uma “pessoa competente dedicada e preparada para presidir à Câmara Municipal de Peniche e liderar um projeto mobilizador, de futuro e em diálogo franco e permanente com a comunidade”.
O cabeça de lista afirmou à agência Lusa que a sua candidatura surge do projeto iniciado há quatro anos, quando foi pela primeira vez candidato ao cargo, cujas “premissas e muitos dos candidatos se mantêm”.
“A experiência que adquiri em gabinetes governamentais a contactar com presidentes de câmaras e os pelouros que tive como vereador na câmara municipal [no âmbito de um acordo de coligação com os independentes que terminou em 2023] capacitaram-me mais e hoje sinto-me mais preparado para ser presidente de câmara”, disse o candidato.
Ângelo Marques concorre às eleições autárquicas em Peniche com o objetivo de “conseguir a vitória”.
O cabeça de lista tem como prioridades aumentar a oferta de habitação a preços acessíveis para jovens e famílias desfavorecidas, para fixar população ao concelho, e captar investimento para qualificar a oferta de emprego e aumentar as receitas da autarquia.
O socialista é o primeiro candidato a surgir neste concelho do distrito de Leiria.
Ângelo Marques, 49 anos, natural e residente no concelho, é gestor de projeto numa empresa privada.
Em termos académicos, é licenciado em Marketing Turístico pelo Instituto Politécnico de Leiria e possui e pós-graduado em Gestão Pública, pelo Instituto Politécnico de Santarém, e Governação e Desenvolvimento Regional pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Em termos políticos, foi adjunto da secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho (2023) e trabalhou no gabinete da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna Isabel Oneto (2017), enquanto gestor de contratos locais de segurança, em anteriores legislaturas.
A Câmara de Peniche é presidida desde 2017 pelo independente Henrique Bertino (Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche).
Nas últimas eleições autárquicas, os independentes elegeram dois elementos, o PS e o PSD outros dois, cada um, e a CDU um.
As eleições autárquicas deverão ocorrer entre setembro e outubro.