
Geoparque Oeste celebra um ano de chancela da UNESCO com novas ambições
O reconhecimento do Geoparque Oeste como Geoparque Mundial da UNESCO celebra um ano. Este passo engloba os concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, numa área total de 1.154 km2 e com uma costa de 72 km.
Desde este reconhecimento, o Geoparque Oeste, tomou iniciativas como a abertura do seu Centro de Interpretação no Bombarral, acolhendo mais 1000 alunos e professores de todas as geografias do país, em visitas guiadas. Participou também em certames nacionais e internacionais, desenvolvendo uma rede de parceiros com mais de 200 entidades, associando ao seu projeto mais de 100 produtos locais de excelência. O trabalho desenvolvido contou ainda com a formação de mais de 100 pessoas, através do programa Geoguias, que comunicam, nos dias de hoje, o território de uma maneira “diferente e enquadrada com os verdadeiros valores do património natural e cultural”.
Nas palavras do presidente da direção da AGEO, João Serra, "o Geoparque Oeste trouxe a este território um destaque científico, educativo e turístico único e singular”, adiantando que, após “um ano de receber a chancela de Geoparque Mundial da UNESCO, o Geoparque Oeste está a preparar uma nova candidatura de alargamento do território”. Uma ambição que não se dá por concluída, com o objetivo de ver também reconhecido pela UNESCO os concelhos de Alenquer e Óbidos, bem como o arquipélago das Berlengas. É ainda um dos candidatos à organização do maior encontro de Geoparques no mundo, a 12.ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, a decorrer em 2027.
Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do Geoparque Oeste, considera que "o Geoparque Oeste veio contribuir para o desenvolvimento de uma rede regional de valorização do património natural e cultural”, fazendo nascer um “conjunto de dinâmicas empresariais e associativas que agora começam a juntar-se em prol do desenvolvimento sustentável do território”. Tudo isto tem por base “as pessoas, as suas tradições e os seus costumes, sem esquecer a identidade de cada concelho, mas também os valores do seu património material e imaterial”.
Atualmente, o Geoparque Oeste integra a rede nacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, composta por outros cinco Geoparques, a Rede Europeia de Geoparques, composta por 109 territórios e a Rede Mundial de Geoparques, composta por 213 territórios espalhados por 50 países em todo o mundo.