
Caldas da Rainha leva biodiversidade ao BioBlitz Serralves
O município das Caldas da Rainha vai participar no BioBlitz Serralves 2025 e divulgar a diversidade do território, através de quatro oficinas científicas direcionadas para escolas e famílias.
O programa, divulgado pela autarquia, inclui ‘O Emys vai à Escola’, dinamizado pela Associação PATO e consistirá na apresentação das características do Emys orbicularis, uma espécie de cágado nativo com categoria de ameaça ‘Em Perigo’ em Portugal.
‘Pintar com a Terra’, pela iniciativa Ativista por Natureza, é outra das propostas do evento, que inclui ainda uma monitorização do litoral pela Coastwatch e a iniciativa ‘Sabias que os ruivacos têm seis sentidos?’, uma oficina científico-pedagógica dinamizada pela bióloga do município e que versará sobre a evolução, biologia e ecologia de um dos peixes de água doce nativos da região Oeste.
O evento realiza-se em formato presencial para a comunidade educativa, na semana de 31 de março a 4 de abril, e para as famílias e público em geral no fim de semana de 5 e 6 de abril.
O BioBlitz é um evento pedagógico e científico de referência, promovendo a educação e sensibilização para a biodiversidade.
Através de metodologias científicas e artísticas, os participantes terão a oportunidade de conhecer a fauna e a flora do parque.