Última Hora
Bocelli Pub
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Do banho à tosquia: há cuidados que deve ter com o seu patudo

Os serviços de ‘grooming’, que englobam todas as técnicas de estética animal, são essenciais na prevenção de problemas de saúde.

Um banho, uma escovagem cuidada, um corte à medida, limpeza de orelhas e corte de unhas. O que para muitos pode parecer apenas uma questão estética é, na verdade, essencial para a saúde e bem--estar do animal, principalmente quando todo o tratamento é adequado à condição, por exemplo, do cão ou do gato.
E porque o bem-estar de um patudo não se resume apenas a um ambiente seguro e uma alimentação cuidada, os serviços de ‘grooming’, que englobam todas as técnicas de estética animal, desempenham um papel fundamental na prevenção de problemas de saúde.
Todos estes serviços são levados muito a sério no espaço da Pretty Tails - Banho, Tosquia, SPA & Grooming, localizado na Guimarota, em Leiria, onde cada animal recebe um tratamento personalizado.
Petra Pereira e Ricardo Marques são o casal responsável pelo espaço e garantem que os serviços de ‘grooming’ vão muito além da aparência e são fundamentais para prevenir, por exemplo, problemas de pele, como as dermatites ou o aparecimento de fungos. “Se os animais tiverem muito tempo sem tomar banho, começam a ter comichão. Tudo o que é poeira começa a tapar os poros e acabam por criar dermatites e fungos e realmente tem de ser tratado”, explicou Petra Pereira.
Mas os benefícios não se limitam apenas aos animais. Para quem convive diariamente com eles e até para quem dorme com o seu amigo de quatro patas a “higiene do pelo é essencial para prevenir problemas de saúde. “Os cuidados também previnem vários problemas respiratórios”, exemplificou Ricardo Marques.
O ‘grooming’ é uma área que exige tempo, paciência e alguma delicadeza.
Conforme explica a responsável do espaço, Petra Pereira, a abordagem ao animal deve ser feita com calma e, sobretudo, com respeito. “Há muitas pessoas que querem vaga e eu não consigo, porque eu não faço um trabalho de forma industrial. Eu posso dar a média do tempo do serviço. Pode demorar uma hora, caso o animal esteja habituado, mas também trabalhamos com animais que têm traumas”.
Precisamente por isso é que Petra Pereira considera necessário adotar “um estado de espírito mais calmo”.
“Tem que se ter muita paciência, muito amor e respeitar sempre o animal. Porque se eu estiver, por exemplo, numa situação em que o cão esteja traumatizado com o secador ou com o banho, se eu forçar, eu vou demorar muito mais tempo e vai ser muito mais traumatizante”, sublinhou.
No meio de muitas inseguranças que os animais possam ter, a confiança vai sendo conquistada. “Já tivemos aqui casos em que os animais nem sequer queriam subir as escadas do nosso estabelecimento e neste momento já vêm, abanam-se todos, ou seja, já levam isto de forma mais tranquila e acabam por gostar. Não pode ser logo numa ou duas sessões, tem que ser com tempo e eles vão confiando na pessoa que os trata”, sublinhou.
Segundo Petra Pereira, este é um serviço que já faz parte da rotina de muitas famílias que têm animais. “Cada vez mais a pessoa vai tendo a consciência de cuidar e nós aqui também vamos sempre aconselhando”, realçou, acrescentando que também os responsáveis usam as redes sociais para sensibilizar para a necessidade destes tratamentos e até desmistificar alguns mitos generalizados, como a ideia de que os gatos não devem tomar banho.
“Ainda existe muito a ideia de que o gato não deve tomar banho, porque é um felino e costumam dizer que eles se lavam, mas eles lavam-se com a própria saliva que, muitas vezes tem bactérias”, explicou Petra Pereira ao nosso jornal, acrescentando que atualmente o espaço também já disponibiliza banhos a seco.
A procura pelos serviços de ‘grooming’ tem sido tanta que o casal está a ponderar abrir uma segunda loja. “Nós enquanto profissionais ajudamos as pessoas a ter essa consciência de que os animais têm que se tratar”, explicou.
Além dos serviços da Pretty Tails, Petra Pereira também se dedica ao pet sitting, atividade que realiza para um número restrito de clientes e que descreve como “relaxante”, apesar dos desafios que pode envolver. A “paixão” que a responsável tem por cuidar dos animais faz com que estes rapidamente criem uma ligação especial com ela.

Março 30, 2025 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right