
Arquivo municipal guarda séculos de história
Diariamente, o arquivo municipal de Leiria recupera, constrói e preserva, a memória da cidade, desde acontecimentos do nosso dia a dia, a correspondência do século passado, tudo é tratado e guardado com o maior rigor possível.
Em 2011, depois de “um diagnóstico exaustivo”, a equipa de arquivistas apurou a existência de cerca 10 quilómetros de informação arquivada, e uma vez que esta contabilização foi feita há 14 anos, Miguel Narciso, coordenador do arquivo municipal de Leiria, alerta para o facto de que o número será muito superior atualmente.
Os documentos mais antigos encontrados até à data são do ano 1700 e tratam-se de documentação relativa a foros, “terrenos que eram doados para as pessoas explorarem, sendo que depois, do que exploravam, tinham que dar parte ao rei”, explica Miguel Narciso, acrescentando que há a possibilidade de se encontrar informação mais antiga, já que ainda não foi dada “a volta toda ao arquivo”.
“O suporte em papel ainda não está todo registado e nem sei se alguma vez vamos conseguir registá-lo todo, porque são 14km. Se passarmos a barreira dos 15 quilómetros em papel, nem daqui a 100 anos, ou então, só com uma equipa muito grande”, afirma Miguel Narciso ao nosso jornal
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: