
Câmara quer avançar com segunda fase de zona industrial no verão
A Câmara de Alcobaça prevê iniciar no verão a segunda fase da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), investimento estimado de cinco milhões de euros, revelou o presidente da autarquia na inauguração da nova zona industrial do concelho.
“O compromisso da Câmara é que, com 75% dos lotes vendidos, arrancamos de imediato para a segunda fase da ALEB, ou seja, para a criação de mais quase 50 lotes”, disse à agência Lusa o presidente do município de Alcobaça, Hermínio Rodrigues (PSD).
À margem da cerimónia de inauguração ALEB, o maior investimento de sempre do concelho de Alcobaça, o presidente adiantou que a expansão desta zona industrial poderá acontecer “em julho ou agosto” e representar um investimento na ordem “dos cinco milhões de euros”.
A Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), foi inauguradana sexta-feira pelo ministro da Economia, Pedro Reis, numa cerimónia que representou “o culminar de uma história com mais de 20 anos”, desde a aquisição do terreno, no mandato de Gonçalves Sapinho (que morreu em 2011), o lançamento do projeto no mandato do anterior presidente, Paulo Inácio (PSD) e, finalmente, a concretização da obra agora concluída.
O autarca atualizou na sexta-feira os custos do investimento, inicialmente orçado em 7,5 milhões de euros para “9,5 milhões de euros, com trabalhos a mais, infraestruturas elétricas e reforço da rede de água”, atualmente em execução.
A nova zona industrial da Benedita ocupa uma área de 53,7 hectares de terreno com 73 lotes destinados à instalação de indústria, empresas de logística, armazéns, comércio e serviços.
Em fevereiro, a Câmara realizou a primeira hasta pública em que foram alienados 18 lotes.
A segunda hasta pública irá decorrer em 15 de maio, com mais 22 lotes a concurso.
Além da ALEB, a câmara de Alcobaça inaugurou o Pavilhão Multiúsos da cidade, um investimento de 4,7 milhões de euros, comparticipados em 85% ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
O novo equipamento, denominado ‘Panorama’, resulta da requalificação do anterior pavilhão de feiras e exposições, o MercoAlcobaça, num pavilhão multiusos com capacidade para receber feiras, congressos, concertos e eventos desportivos.
Localizado na entrada norte da cidade, o ‘Panorama’ ocupa uma área de cerca de três hectares, com 5.000 metros quadrados de área coberta, que inclui uma sala principal com 2.000 metros quadrados e uma secundária com 700 metros quadrados.
O espaço é ainda dotado de áreas técnicas, zona para artistas e atletas, salas de reuniões, um auditório com 100 lugares e um restaurante.