
Alice Vieira assinala Dia do Livro Infantil em Pombal
O município de Pombal assinala hoje o Dia Internacional do Livro Infantil, com a realização de uma tertúlia com a escritora Alice Vieira. A iniciativa decorrerá a partir das 15h00 e surge depois de ser inaugurada uma exposição alusiva aos 45 anos da obra literária que é uma referência portuguesa da literatura infantojuvenil. A exposição ‘Retratos Contados de Alice Vieira’, com curadoria de Nélson Mateus, estará patente ao público, na Biblioteca Municipal de Pombal, até 30 de abril. A mostra nasce “da importância dos avós na vida dos netos e da importância dos netos na vida dos avós”, pretendendo “eternizar as pontes de amor entre avós e netos”.
Recorde-se que a escritora Alice Vieira e a ilustradora Teresa Lima são candidatas ao prémio literário Hans Christian Andersen 2026, revelou o Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que o atribui.
O prémio Hans Christian Andersen, batizado com o nome do escritor dinamarquês, foi criado em 1956 pelo IBBY, e, não sendo monetário, é considerado o mais prestigiante na literatura infantojuvenil, reconhecendo, a cada dois anos, o conjunto da obra literária de um escritor e de um ilustrador.
O IBBY anunciou os candidatos de vários países à edição de 2026 do prémio Hans Christian Andersen no primeiro dia da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália, contando entre eles com aquelas duas autoras portuguesas, premiadas e com extensa obra publicada.
Os nomes de Alice Vieira e de Teresa Lima foram propostos pelo Observatório de Leitura (Pombal), que, desde 2024, representa Portugal no Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens.
Portugal estava há vários anos sem representação oficial no IBBY, o que significa que também não tinha autores e ilustradores candidatos ao prémio Hans Christian Andersen, que é um dos momentos mais relevantes da atividade daquele conselho internacional.
Alice Vieira (1943) já foi, por duas vezes, candidata ao Prémio Hans Christian Andersen, em 1996 e em 1998, e Teresa Lima (1962) esteve nomeada em 2014.
Para a edição de 2026, o Prémio Hans Christian Andersen contará com 78 candidatos de 44 países, o que representa um recorde tanto no volume de autores selecionados como de países participantes, revelou o IBBY.
Em representação de Portugal no IBBY, o Observatório de Leitura foi criado pelo município de Pombal em 2023, no âmbito do Encontro de Literatura Infantojuvenil ‘Caminhos de Leitura’.
O Observatório de Leitura é constituído por especialistas em literatura infantojuvenil, mediadores e formadores na área da promoção do livro e da leitura e todos os anos atribui o Selo Caminhos de Leitura, um dos prémios portugueses mais recentes na área da literatura para a infância e juventude.
O IBBY é uma organização internacional sem fins lucrativos que visa contribuir para a formação de sociedades mais educadas e enriquecidas culturalmente, através da promoção da literatura infantojuvenil e do fomento da leitura junto de crianças e jovens do mundo inteiro.
Além da atribuição do prémio literário, entre as iniciativas do IBBY está a celebração do Dia Internacional do Livro Infantil, instituído em 1967 para promover a leitura e o livro para a infância, e que se assinala a 02 de abril, no dia do aniversário de Hans Christian Andersen.