
Prisão preventiva para dupla de assaltantes em duas freguesias de Lisboa
Dois homens, de 43 e 56 anos, encontram-se em prisão preventiva depois de detidos, fora de flagrante delito, por, pelo menos, sete furtos em estabelecimentos comerciais nas freguesias de Benfica e São Domingos de Benfica, de acordo com a PSP.
Em declarações à Lusa, o comissário da PSP Tiago Lopes explicou que a dupla “tem longo cadastro” em furtos e foi responsável pelo “aumento considerável de furtos no interior de estabelecimentos” nos últimos dois meses naquelas duas freguesias lisboetas.
Segundo o responsável, o primeiro crime ocorreu a 09 de fevereiro e, desde então, “com recurso a testemunhas e CCTV (sistema de televisão em circuito fechado)” foram identificadas e detidas no domingo, na via pública, fora de flagrante delito.
Tiago Lopes avançou ainda que os dois homens “são toxicodependentes” e que as autoridades admitem que os mesmos podem ser responsáveis por ainda mais furtos, embora para já “haja só prova consolidada para a autoria de sete furtos”.
De acordo com o responsável, entre os bens furtados encontra-se uma televisão, bebidas e tabaco, que posteriormente seriam vendidos para aquisição de droga.
Tiago Lopes disse ainda que a dupla dirigia-se, normalmente, às caixas registadoras “para retirar o fundo de caixa”.
Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, mas presentes a tribunal, para 1.º Interrogatório de arguido detido foi-lhes prisão preventiva.
Em comunicado, a PSP refere que as presentes detenções “vêm reforçar o sentimento de segurança dos cidadãos que residem e que trabalham nas freguesias de Benfica e de São Domingos de Benfica, em Lisboa, contribuindo para a tranquilidade e paz pública destas freguesias, que estavam a ser diariamente confrontadas com furtos no interior de estabelecimentos”.