Última Hora
Pub

Festival do chocolate levou 100 mil visitantes a Óbidos

Foram mais de 90 chefes, 85 toneladas de chocolates, mais de 50 marcas, com 90 horas de programação que entretiveram um total de 100 mil visitantes.

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos 2025, que decorreu entre 21 de março e 6 de abril sob o tema da “Ciência”, recebeu cerca de 100 mil visitantes na Vila de Óbidos. 

Com uma edição destacada pela presença de chefs pasteleiros de presença internacional, o evento captou a atenção de 100 mil visitantes, “brindados com verdadeiras obras-primas da pastelaria e chocolataria” que, nas palavras do presidente da câmara municipal de Óbidos, Filipe Daniel, surpreendeu e deliciou todos os participantes. 

Numa nota de imprensa enviada ao nosso jornal, o presidente de câmara salientou ainda que “gostaria de enaltecer a participação dos nossos talentosos atores locais, que se juntaram a esta grande celebração, contribuindo com a sua arte e dedicação para criar um ambiente verdadeiramente mágico e acolhedor”. Deixou ainda uma palavra de apreço a todos os parceiros envolvidos na execução deste festival. 

O autarca destaca que este evento “coloca Óbidos no mapa dos grande acontecimentos nacionais e internacionais”. 

Já Ricardo Duque, presidente do conselho de administração da Óbidos Criativa, entidade organizadora do festival, considera que esta edição veio consolidar o processo qualitativo que o festival tem vindo a fazer desde 2022 ao nível da profissionalização do eventos, reunindo “as marcas mais identificativas do chocolate, os profissionais mais conceituados na área, mas também investindo na formação de novos talentos através da aliança com institutos formativos”. 

O responsável explica que o propósito deste projeto é criar um evento de “elevada qualidade” sem nunca esquecer visitantes, aos quais procuram proporcionar uma experiência lúcida e pedagógica adaptada ás famílias, “sempre com muito chocolate à mistura. Com olhos postos no futuro, o responsável adianta ainda que a edição de 2026 assenta no compromisso de “inovar e fazer crescer o potencial deste festival”.

Entre as várias experiências a que os visitantes tiveram acesso, destacam-se momentos de ‘showcooking’, demonstrações e vários concursos, bem como a exploração de novas fronteiras da gastronomia, com a presença do chef Jordi Roca, do El Celler de Can Roca, a participação do chef João Carlos Silva e a criação de uma Tablete XXXL de Chocolate do Dubai, com cerca de 100 quilos do chocolate. 

Deste evento foi possível fazer um levantamento de mais de 90 chefes, 85 toneladas de chocolates, mais de 50 marcas, com 90 horas de programação que entretiveram um total de 100 mil visitantes. Convertendo ainda o festival em números, foi possível contar com a participação de mil atletas que participaram numa corrida de chocolate de 10km. 

Este ano, o festival consolidou as suas parcerias com instituições de ensino e academias do setor, como as escolas de gastronomia, com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e com o Turismo de Portugal. 

Abril 12, 2025 . 15:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right