Última Hora
Pub

Livro de contas das Festas de Nossa Senhora do Rosário preservado

Manuscrito das Festas de Nossa Senhora do Rosário, em Óbidos, cujo primeiro registo data de 1828, foi recentemente submetido a um processo de preservação física e digital.

O livro de contas das festas de Nossa Senhora do Rosário, um valioso manuscrito cujo primeiro registo data de 1828, foi recentemente submetido a um processo de preservação física e digital. Esta iniciativa, realizada a pedido da Comissão da Igreja de Santo André do Arelho, contou com o trabalho dos técnicos do Arquivo Histórico e do Gabinete de Comunicação e Imagem do município de Óbidos.
A festa em honra da Senhora do Rosário foi uma tradição enraizada no Arelho, celebrando-se, pelo menos, desde o início do século XIX até meados do século XX. Este registo documental é um testemunho histórico da vida religiosa e comunitária da localidade, refletindo a dedicação dos seus habitantes à preservação das suas tradições.
“Com a digitalização e conservação do manuscrito, garante-se não apenas a salvaguarda do documento original, mas também a sua acessibilidade para estudo e consulta no futuro. Esta intervenção reforça o compromisso do município de Óbidos na proteção do seu património cultural, assegurando que memórias e testemunhos do passado permaneçam vivos junto da comunidade”, refere a autarquia obidense, numa nota de imprensa.
“O livro de contas, que remonta ao início do século XIX e foi agora devolvido à Comissão da Igreja de Santo André do Arelho, representa um importante legado histórico e identitário para a comunidade local. Preservá-lo é valorizar a herança coletiva do Arelho, permitindo que as futuras gerações continuem a conhecer e a respeitar a história da sua terra”, acrescenta o município.|

Abril 12, 2025 . 12:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right