ASAE apreendeu mais de 114 mil ovos em estabelecimento ilegal
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através de Brigada Especializada das Indústrias da Unidade Regional do Norte Unidade Operacional do Porto, apreendeu 114.660 ovos em dois estabelecimentos de recolha, embalamento e classificação de ovos, no âmbito de uma operação de fiscalização. A apreensão representa um valor de 416.818 euros.
Em comunicado, a ASAE informa que «no decurso da ação, foi verificado que os operadores económicos não dispunham do necessário e obrigatório licenciamento da atividade, nomeadamente do número de controlo veterinário, garantia do cumprimento dos normativos de segurança alimentar junto dos consumidores».
A ação de inspeção culminou, acrescenta a autoridade, com a instauração de dois processos de contraordenação pelo exercício da atividade sem o respetivo licenciamento, tendo sido ainda determinada a suspensão da atividade.
«A totalidade dos ovos apreendidos, após perícia realizada por médico veterinário, foram encaminhados a uma unidade de produção de ovoprodutos», explica a ASAE.