Executivo de Ourém aponta mandato que combina “eficiência, transparência e proximidade
O executivo camarário de Ourém, liderado por Luís Miguel Albuquerque, considera que os três anos de mandato combinam “eficiência, transparência e proximidade, num trajeto que ilustra o poder transformador de uma administração focada no serviço público e comprometida com o progresso coletivo, consolidando Ourém como um concelho de referência nacional”.
O presidente da Câmara e restante executivo convocaram uma conferência de imprensa na semana passada para fazer o balanço de três anos de mandato, e a um ano das próximas eleições autárquicas, onde assumiu a educação como “uma das prioridades” do executivo, destacando as recentes obras de reabilitação da escola sede do Agrupamento de Escolas de Caxarias e do Centro Escolar de Atouguia, para além dos apoios para a criação ou ampliação de creches a IPSS’s, com quatro investimentos já aprovados no valor de 461.157,97 euros.
Na saúde, para além da requalificação das unidades de saúde de Caxarias e Rio de Couros, o executivo destacou a requalificação do edifício da Unidade de Saúde Familiar de Fátima (“a iniciar brevemente”) e o projeto (já aprovado) de ampliação e modernização do Centro de Saúde de Ourém.
A nível habitacional, recordou que foram recentemente aprovados os projetos que permitirão construir 36 apartamentos em Ourém e requalificar um edifício em Fátima com capacidade para 25 apartamentos.
Na vertente desportiva, o executivo identificou, a título de exemplo, a renovação do ringue de Matas, mas também a I Gala do Desporto de Ourém.
“Intervenções urbanísticas como a reabilitação da Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, o prolongamento da Avenida D. Nuno Álvares Pereira ou a Estrada de Minde, foram investimentos avultados que melhoraram em muito a circulação, segurança e a qualidade do espaço público municipal”, refere o executivo numa nota informativa, onde destaca ainda a criação de infraestruturas empresariais, com destaque para a Área de Acolhimento Empresarial de Freixianda como motor de atração de investimentos e criação de emprego.
O projeto Bata Branca “ajudou a mitigar a falta de médicos de família”, enquanto programas como o ‘Viver + Saudável’ “incentivaram a prática desportiva entre os idosos”.
Em comunicado, a Câmara recorda que foram entregues dois milhões de euros em apoios à natalidade e infância e houve um apoio contínuo às IPSS, tanto para a aquisição de veículos como para a construção ou ampliação de ERPI’s, num total de 1,86 milhões de euros.
Na área da mobilidade, o serviço TUFO e a implementação de um sistema de bicicletas públicas são destacadas como “iniciativas sustentáveis”, complementadas pela aquisição de viaturas elétricas para a frota municipal.
Grandes eventos como “bandeira” do executivo
Ourém também foi novamente distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI e a Bandeira Azul na Praia Fluvial do Agroal, realçando o executivo grandes eventos como a chegada da Volta a Portugal e uma etapa da La Vuelta, “momentos que projetaram Ourém para uma audiência global, à semelhança da Jornada Mundial da Juventude e o Festival Internacional Shrines of Europe”.
Desde o ambiente, à mobilidade, passando pela saúde, educação, entre outros temas, Luís Miguel Albuquerque traçou um breve resumo da situação financeira do município, associada a uma “rigorosa estratégia de utilização de fundos comunitários” que permitiu captar 22 milhões de euros de um total de 33 milhões de investimentos. “O orçamento para 2024 foi o maior já registrado pelo município em que dos 66,4 milhões de euros, 29,5 milhões foram destinados a investimentos nas mais diversas áreas”, revela o executivo.
Para Luís Miguel Albuquerque, os últimos três anos de mandato foram “um caminho de progresso e modernização, ancorado numa visão estratégica que combina desenvolvimento económico, coesão social e sustentabilidade ambiental”. |