João Ferreira luta pelo título absoluto na Baja TT Oeste de Portugal
Vai ser até ao fim. Depois de uma temporada recheada de lutas e líderes da classificação Geral, João Ferreira e João Dias vão discutir entre si o título de Campeão Nacional de Todo-o-Terreno 2024, já no próximo fim-de-semana, na Baja TT Oeste de Portugal.
“Sabemos que estamos muito perto dessa conquista, mas também sabemos que nas corridas tudo pode acontecer. Temos de ser muito cuidadosos para que possamos celebrar mais um absoluto. Vamos, como sempre, dar o nosso melhor para o atingir esse objetivo”, revelou João Ferreira, citado numa nota de imprensa.
O piloto de Leiria que em 2022 triunfou no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AMI48, soma 117 pontos, enquanto João Dias conta com 97 pontos. A vantagem teórica está nas mãos do piloto do Mini John Cooper Works T1+ que necessita apenas de somar 8 pontos para garantir o segundo título da carreira, mas o desporto motorizado é pródigo em surpresas e o piloto do Can-Am Maverick (João Dias) vai acreditar até ao último metro da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.
Nas restantes categorias, João Dias (T3), João Monteiro (T4), Eduardo Rodrigues (T2) e Sérgio Mourato (T9) já garantiram os tão ambicionados títulos. Na categoria T1, Edgar Condenso lidera, mas José Garcia, João Lourenço e Lino Carapeta ainda sonham com o título. Na categoria T8, Johannes Senders está perto da conquista, mas Cláudio Carapeta vai levar a luta até ao final da derradeira prova do CPTT AMI48.
A Baja TT Oeste de Portugal, última ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AMI48 tem o centro nevrálgico instalado na cidade de Torres Vedras. Na sexta-feira os pilotos e equipas vão realizar as habituais verificações técnicas e documentais. No sábado de manhã, Sobral de Monte Agraço acolhe o prólogo, ficando para a tarde a realização do primeiro setor seletivo. A prova termina no domingo com novo setor seletivo, numa prova que contará com 291,75 km cronometrados de um total de 445,12 km de extensão.
João Ferreira moralizado
João Ferreira vai surgir na Baja TT Oeste de Portugal moralizado depois de ter vencido no domingo a categoria SSV na Baja do Qatar, garantindo ainda o segundo lugar no pódio geral da prova. A duas rondas do fim da competição Mundial, o piloto de 25 anos está agora a apenas 5 pontos da liderança que, por agora, pertence ao argentino Fernando Alvarez. Neste evento, o leiriense reduziu a diferença de 19 para 5 pontos e acredita que, já dentro de 15 dias, na Baja da Jordânia, pode assumir a liderança da Taça do Mundo de Bajas. Recorde-se que, já este ano, João Ferreira e Filipe Palmeiro se sagraram Campeões da Europa.
“Está a ser uma época com muitas corridas e muitas conquistas. Vencer a Baja do Qatar é muito importante para os nossos objetivos na Taça do Mundo. Queremos muito tentar vencer a competição e, agora, a apenas 5 pontos da liderança, vamos dar o nosso melhor para garantir esse tão ambicionado triunfo, lutando por bons resultados e exibições na Baja da Jordânia e Baja do Dubai”, explicou o piloto.