Chícharo volta a ser ‘rei’ à mesa de Santa Catarina da Serra
São, em média, cerca de três toneladas de chícharo aquelas que são servidas no Festival Cultura e Gastronómico do Chícharo da Serra, que arranca amanhã e prolonga-se até à próxima segunda-feira, dia 18.
O festival está de regresso para celebrar a maioridade. São 18 anos a servir a típica leguminosa, a que se juntam ainda duas toneladas e meia de bacalhau, entre outras iguarias possíveis de degustar por esta altura em Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria.
Considerado “o maior festival de inverno da zona Centro”, o festival aposta este ano num programa para toda a família “com a melhor gastronomia acompanhada de muita animação, cultura, desporto e artesanato”.
Na gastronomia, a leguminosa chícharo é o destaque, com o tradicional prato de chícharos com bacalhau com broa e regado de azeite. Os pratos são confecionadas à maneira tradicional da região pelas associações locais, a par com outros pratos tradicionais, com ou sem chícharos e variadas sobremesas e novidades gastronómicas. Decorrerão ao longo do evento vários ‘showcooking’, com a organização a dar destaque para aqueles destinados ao público sénior e às crianças.
No ‘Kids Andamente’, programa destinado aos mais novos, vai ser possível experienciar uma sessão de música para bebés, contos com arte, marionetas e pinturas faciais, discoteca para crianças, uma oficina criativa e jogos tradicionais.
A tarde de sexta-feira é dedicada ao público sénior e o evento promove ainda momentos para família com o ‘workshop’ ‘Slow Parenting – Pais sem Pressa: Redescobrindo o Valor do Tempo em Família’, a realizar no domingo.
Nas já famosas ‘Noites do Chícharo’, o palco vai ser animado pelos artistas T-Rex, Profjam, Pete tha Zouk, Pharol, Funkoff, Strangers, Ziko, Saint, O Turista, Quim dos Apitos, Elsa Gomes & Dr. Rex, entre outros. O palco secundário contará com animação de grupos populares e organistas.
Na vertente do desporto decorrerá no dia 16, sábado, o 7º Trail do Chícharo da Serra, com três percursos de trail e um de caminhada pelos trilhos da freguesia. Durante o festival realiza-se ainda o Torneio Social de Padel para os apreciadores desta modalidade.
Em parceria com o Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra, neste dia, decorre ainda uma concentração de automóveis antigos.
No pavilhão do artesanato, cerca de 30 artesãos e empresas demonstram a sua arte e os seus produtos dando a conhecer novidades e artigos diferentes.
O festival surgiu em 2005 com o objetivo de promover e contribuir para o desenvolvimento e dinamização da freguesia, e destaca-se pelo caráter fortemente associativo, resultado da força conjunta das associações e comunidades locais. A organização do evento é da responsabilidade da ForSerra - Associação Desenvolvimento e Gestão Património de Santa Catarina da Serra, com o apoio de várias entidades civis, nomeadamente o município de Leiria e a União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, bem como com a colaboração das várias associações locais.