Última Hora
Pub

Leiria é o 6.º em Equilíbrio e 7.º em Desempenho Financeiro entre ‘Grandes Municípios’

Esta posição foi revelada na passada terça-feira, pela Ordem dos Contabilistas Certificados, que estabelece o ranking com base a indicadores relativos a eficiência e eficácia financeira.

Leiria subiu para o 7.º lugar no Ranking Global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2023, entre os municípios de grande dimensão.
“Este resultado, que representa a melhoria de uma posição face ao ano anterior, confirma a eficácia das políticas de equilíbrio orçamental e de controlo da despesa, destacando Leiria ao nível da eficiência e responsabilidade financeira no contexto nacional”, refere o município numa nota de imprensa.
Esta posição foi revelada na passada terça-feira, pela Ordem dos Contabilistas Certificados, que estabelece o ranking com base a indicadores relativos a eficiência e eficácia financeira, como a liquidez, o peso do passivo exigível no ativo, o passivo por habitante e os impostos diretos por habitante.
O mesmo documento releva que Leiria é o sexto município no ranking do equilíbrio orçamental, entre os municípios de grande dimensão, com uma proporção de 77,9% entre a despesa corrente acrescida das amortizações e a receita corrente bruta cobrada, “demonstrando a capacidade em manter um equilíbrio sustentável, assegurando as suas responsabilidades financeiras e garantindo estabilidade para o futuro”.
Outro indicador diz respeito ao prazo médio de pagamento a fornecedores, de apenas três dias, que coloca Leiria em primeiro lugar, a par de Gaia, entre os grandes municípios.
No caso do IMI, Leiria destaca-se como 10.º município que mais abdica de receita em favor dos residentes. “Ao ter adotado a taxa mínima possível, de 0,30%, Leiria deixa de arrecadar 8,9 milhões de euros (ME), o que representa uma poupança de 67 euros por munícipe”, explica o município.
“Este resultado reflete uma política que favorece o alívio financeiro dos cidadãos sem comprometer as finanças municipais”, acrescenta.
Leiria destaca-se também ao nível da eficiência na gestão de despesas com pessoal, sendo o 3.º entre os grandes municípios e o 10.º no total do país.
Em 2023, Leiria reforçou ain­da a estabilidade e redução da dívida, reduzindo o passivo exigível em 2.495.002 euros.

Novembro 18, 2024 . 15:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right