Última Hora
Pub

Cientistas descobrem como transformar plásticos em sabões e detergentes

Após cinco anos de investigação, o trabalho da equipa de Greg Liu foi divulgado na revista científica Nature Sustainability

Uma equipa de químicos da universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, descobriu como transformar certos plásticos em sabões, detergentes, lubrificantes e outros produtos, o que poderá ajudar a resolver o problema da poluição por plástico.

Após cinco anos de investigação, o trabalho da equipa de Greg Liu, professor do Departamento de Química do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, foi divulgado na revista científica Nature Sustainability, informou hoje a agência noticiosa privada espanhola Europa Press.

Em termos simples, o sistema de Liu consiste em duas etapas, a primeira das quais é o recurso à termólise, ou decomposição de uma substância pelo calor.

O plástico foi colocado num reator construído pela equipa de Liu e aquecido a entre 340 e 400 graus Celsius, decompondo-se em compostos químicos, numa mistura de petróleo, gás e sólidos residuais mínimos.

O gás poderia ser usado como combustível e em relação ao “produto de maior interesse”, o petróleo, a equipa conseguiu alterar a sua química, obtendo moléculas que se tornariam sabões, detergentes, lubrificantes e outros produtos.

Segundo os cientistas, o processo, que demorou menos de um dia, gerou quase zero emissões de poluição atmosférica, o que fornece pistas para uma solução para o problema mundial da poluição por plástico.

Liu considera, no entanto, que a fase seguinte pode ser a mais difícil, ou seja, ampliar o sistema e torná-lo lucrativo, pelo que está a procurar ajuda para testar um modelo de negócio.

Para tal é necessário capital para construir um reator que funcione continuamente no seu laboratório ou numa empresa privada a criar fora do local e que permita experimentar a aceleração do processo.

O cientista promete que tentará “reduzir ainda mais os riscos do processo”, para que as empresas “possam ver o valor real do mesmo e possam adotá-lo”.

 

Novembro 18, 2024 . 18:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right