EGF e Fundação do Futebol voltam a fazer da Taça da liga um ecoevento
Pela terceira época consecutiva, a EGF e a Fundação do Futebol – Liga Portugal transformam a Final Four da Allianz Cup num palco onde o futebol e a promoção de comportamentos sustentáveis andam de mão dada e marcam golos pela reciclagem.
Promovido pela EGF e pela sua concessionária Valorlis, a Final Four da Allianz CUP, que regressa ao Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa será novamente um ecoevento. O objetivo é garantir a gestão adequada de resíduos e incentivar a colaboração ativa dos participantes num movimento coletivo.
A promoção de boas práticas ambientais começou antes do evento com ações de sensibilização dirigidas às equipas nos dias de montagens, para garantir que os resíduos produzidos são separados e encaminhados para reciclagem. Haverá ainda um reforço de contentorização nas imediações do estádio e nos Meeting Points.
Pela primeira vez, serão dinamizadas ações de sensibilização e limpeza do estádio, com a participação de voluntários. A 'Torcida Joga Limpo!' é uma iniciativa que pretende gerar um movimento de “lixo zero” no final dos jogos. Cada ação de limpeza contará com a participação de 25 a 30 voluntários, acompanhados por um Embaixador da Liga Portugal.
Todos os resíduos recicláveis recolhidos durante as ações de limpeza do estádio, depois de pesados, revertem a favor da One Piece After Another – um movimento cívico local comprometido em preservar as praias na área da Marinha Grande e Leiria, que dinamiza com regularidade a limpeza de praias com o objetivo de proteger os ecossistemas marinhos.
Neste ecoevento, a Valorlis apresenta um projeto piloto - um ecoponto amarelo equipado com um leitor de resíduos - que será instalado nas zonas de Meeting Points. Estes ecopontos têm a capacidade de calcular os materiais depositados e premiar os comerciantes que mais resíduos de embalagens reciclarem.
A edição de 2024-25 contará ainda com a Refood Leiria, enquanto parceira da Fundação do Futebol – Liga Portugal, que será responsável por recolher e redistribuir os excedentes alimentares a famílias que acompanha e a instituições de solidariedade social locais.
Este ecoevento decorre no âmbito do protocolo de cooperação para a Sustentabilidade Ambiental entre a EGF e a Fundação do Futebol – Liga Portugal, que prevê a organização e promoção conjunta de iniciativas relacionadas com a sustentabilidade ambiental, nas respetivas áreas de atuação.