Última Hora

Subscreva a partir de 40€/ano

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

MP acusa 24 pessoas de vender droga no Bairro Novo da Pasteleira no Porto

Arguidos vendiam diretamente a droga aos consumidores de forma organizada e hierarquizada e divididos em dois grupos paralelos

O Ministério Público (MP) acusou 24 pessoas de, entre janeiro de 2023 e julho de 2024, se dedicarem de forma hierarquizada à venda de droga no Bairro Novo da Pasteleira, no Porto, adiantou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Os arguidos, detidos em julho de 2024, vendiam diretamente a droga aos consumidores naquele bairro de forma organizada e hierarquizada e divididos em dois grupos paralelos, revelou a procuradoria.

Em cada um dos grupos, os alegados traficantes assumiam diferentes papéis, designadamente de líder, gerente, ponta, angariador/vigia, casas de recuo e casas de fuga, sublinhou.

Os líderes, que detinham a droga, tinham como funções dominar a rede e contratar colaboradores, os gerentes eram responsáveis por gerir a subestrutura do ponto de venda direta e os pontas vendiam a droga, explicou.

Por seu lado, os angariadores/vigias procediam ao encaminhamento dos compradores e mantinham a vigilância dos locais onde os restantes arguidos procediam às vendas, as casas de recuo eram as habitações onde se dissimulava, manuseava e dividia a droga e as casas de fuga eram usadas para albergar os arguidos que fugiam às autoridades policiais, acrescentou a procuradoria.

No despacho de acusação, de 7 de janeiro, o MP requereu a perda a favor do Estado de toda a droga apreendida (heroína, cocaína, haxixe e outros) e a sua destruição, dos bens relacionados com a atividade criminosa e de 17.757 mil euros.

Seis dos 24 arguidos estão sujeitos a medidas de coação detentivas, frisou.

Os 24 arguidos estão acusados de tráfico de droga e tráfico de menor gravidade e, uma das arguidas, está indiciada de um crime de detenção de arma proibida.

 

Janeiro 10, 2025 . 14:37

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right