Última Hora

Ensaio sobre a loucura

Janeiro 14, 2025 . 14:00
Opinião: "A incapacidade da EU em prever os acontecimentos futuros e de apenas reagir tarde e a más horas, torna o espaço económico europeu refém das forças contraditórias dos restantes blocos".

Apesar de não gostar de escrever sobre temas internacionais, quando existem tantos problemas em Portugal, não posso deixar de reconhecer com tristeza que o mundo inteiro espera pela chegada do messias Donald Trump à Casa Branca e os dirigentes mundiais, incluindo os da União Europeia, vivem uma espécie de sonambulismo colectivo. Todos aparentam esquecer que Trump não é o fim da história e que os Estados Unidos e o planeta possuem outras instituições para além de Trump.

O mais grave sinal de sonambulismo precede da ONU, que perante as ameaças tresloucadas de Trump sobre o Canal do Panamá, a Groelândia e o Canadá, não tem uma qualquer reacção, considerando que se trata da instituição que tem a responsabilidade de manter a paz no mundo. Recordo o que tenho inscrito sobre a necessidade de a Assembleia Geral tentar envolver a China nas negociações de paz na Ucrânia, para que Trump não seja a única entidade a ditar as condições para a paz. A incapacidade do Secretário-Geral António Guterres de antecipar os acontecimentos e as soluções, em vez de passar o tempo a reagir com lamentações, representa uma tragédia global.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 14, 2025 . 14:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right