Falta de segurança obriga à demolição de prédio ardido já amanhã
O prédio na Rua do Arrabalde da Ponte, em Leiria, que ardeu no dia 6 de setembro de 2024, vai ser totalmente demolido e os trabalhos avançam já a partir de amanhã, obrigando a alguns condicionalismos de trânsito naquela zona.
Luís Lopes, vereador com o pelouro da Proteção Civil na Câmara de Leiria, adiantou ao nosso jornal que “não estão reunidas as condições de segurança para o imóvel continuar de pé”. “Não sendo intervencionado, nem descorado, alguma coisa tem de ser feita”, realçou.
Luís Lopes referiu que existiam mais soluções que não apenas a demolição do edifício, mas uma vez que o proprietário do imóvel não procedeu às intervenções, o edifício vai ter mesmo de ser demolido.
“O imóvel está sem cobertura. Com a água que já levou, com a deterioração dos componentes estruturais, é lógico que se vai perdendo a resistência do próprio imóvel”, explicou.
O vereador adiantou ainda que o proprietário tem um projeto para aquele espaço. “Das duas uma: ou concretiza o projeto que tem ou apresenta na Câmara um projeto novo”, salientou.
Para a colocação de equipamentos de demolição e criação de zona de segurança em torno de edifício, será necessário cortar o trânsito na Rua Arrabalde da Ponte, troço entre a Rotunda Porta de Leiria e a Estrada dos Marinheiros, a partir de amanhã.
A circulação nos passeios deste troço estará também interdita.
Segundo referiu o município, prevê-se que os trabalhos e o respetivo corte na circulação rodoviária tenham uma duração de 14 dias.
O trânsito da Rua Arrabalde da Ponte, sentido Rotunda da Almuinha Grande – Rotunda Porta de Leiria, poderá virar à esquerda para a Estrada dos Marinheiros.