Campeonato do Mundo de andebol conta com a presença de três leirienses
São três os representantes de Leiria no campeonato do mundo de andebol que está a decorrer até dia 2 de fevereiro numa coorganização da Croácia, Dinamarca e Noruega. O treinador Jorge Rito irá comandar a seleção de Cabo Verde, João Eduardo Marques irá como treinador adjunto da seleção do Egito, e o ponta-direita Pedro Portela volta a representar a seleção nacional portuguesa.
Comecemos por Jorge Rito que nasceu nos Marrazes, mas cedo foi viver para Alcobaça. O técnico de 62 anos tem um currículo vasto, recheado de títulos e quase sempre ligado ao ABC de Braga, contando igualmente com passagens pela equipa principal do Benfica. Desde 2023, Jorge Rito assumiu a liderança técnica da seleção de Cabo Verde que irá medir forças neste mundial com a Islândia (amanhã), com a Eslovénia (sábado) e com Cuba (dia 20).
Já o leiriense João Eduardo Marques vai repetir ao serviço da seleção do Egito aquilo que fez meses antes aquando da participação daquela seleção africana nos Jogos Olímpicos de Paris. Fazendo parte da equipa técnica de uma das maiores potências da modalidade – o Egito foi sétimo classificado no último Mundial – João Eduardo Marques terá a incumbência de analisar os adversários e preparar relatórios o mais detalhados possível com as forças e as fraquezas dos oponentes.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: