Ourém hasteia bandeira ECO XXI pelo quinto ano consecutivo
Há cinco anos que as políticas de sustentabilidade implementadas pelo município têm permitido hastear a bandeira ECO XXI. A cerimónia de hastear do galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, decorreu esta tarde.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, acompanhado do executivo municipal, hasteou a bandeira na presença de representantes de estabelecimentos escolares, Juntas de Freguesia, entre outras entidades envolvidas nas boas práticas ambientais.
Ourém obteve um índice global de 67,9%, o melhor resultado desde que começou a ser avaliado no programa, revela o município.
Luís Miguel Albuquerque sublinhou a importância deste feito, afirmando que “Este resultado é fruto de um esforço conjunto entre o município e todas as entidades” envolvidas na melhoria da sustentabilidade e da preservação ambiental. O autarca destacou ainda o reconhecimento obtido na área da mobilidade sustentável, enaltecendo o terceiro lugar a nível nacional neste indicador.
Segundo revela a autarquia, os indicadores com maior crescimento incluíram a Promoção da Educação Ambiental, que subiu para 9,177 pontos, as Alterações Climáticas, com 5,9 pontos, e a Conservação da Natureza, que atingiu 4,25 pontos.
A candidatura ao Programa ECO XXI, que avalia anualmente as políticas ambientais dos municípios, permitiu a Ourém consolidar o seu percurso na promoção da sustentabilidade.
Em 2024, o município foi um dos 59 galardoados, entre os 66 que se candidataram, “destacando-se pelos resultados alcançados, bem como pelo progresso contínuo em áreas como a educação ambiental, a mobilidade sustentável e o turismo responsável”, informa a Câmara Municipal numa nota informativa.