Câmara de Pombal amplia e requalifica Parque Verde e de Lazer do Vale da Sobreira
A Câmara Municipal de Pombal apresentou à população o projeto de requalificação e ampliação do Parque Verde e de Lazer do Vale da Sobreira, na Mata Mourisca, resultante de uma articulação com a União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca.
Citado numa nota de imprensa do município, o presidente da autarquia, Pedro Pimpão destacou que o projeto é um “desejo antigo da comunidade local” e salientou a vontade do município em criar “condições de excelência para que esta intervenção seja, verdadeiramente, diferenciadora e se assuma como um fator de atratividade e de promoção da qualidade de vida e bem-estar” daquela região oeste em particular e do concelho.
De acordo com o município, a “reabilitação e ampliação do espaço parte da necessidade de renovar as estruturas existentes, de o adequar e preparar para a época estival onde há uma maior afluência de visitantes que torna insuficientes algumas das unidades que compõem o espaço, nomeadamente a zona da piscina e a área envolvente”.
A execução será faseada, iniciando-se a intervenção pela construção de uma nova piscina, os balneários, recinto polidesportivo e parque infantil.
Numa segunda fase será reabilitado o parque de merendas, a criação de zona de jogos e fitness outdoor, a reabilitação do edifício existente de instalações sanitárias e bar, bem como a construção de um açude e de três pontes pedonais.
O projeto prevê, ainda, a colocação de novo mobiliário e iluminação pública.
O projeto resulta de um “planeamento minucioso às dinâmicas particulares de cada área do parque, e tem como objetivo principal a criação de um espaço público com uma forte componente de área verde, de lazer e recreio, e uma relação muito estreita com o elemento água”, refere o município.
Segundo a autarquia, “a proposta teve em conta o lugar, a sua história, a sua memória, bem como as caraterísticas naturais da envolvente que o recebe, com destaque para as ruínas do antigo lagar de azeite, que aproximou as gentes ao local”.