Ler é essencial
Ler é essencial, é uma frase batida com a qual, penso, todos concordarem. No entanto, os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que há um grande número de portugueses que não concordam com a frase. Ou concordam, mas…
Vamos começar pelos números. Segundo o INE, dados atualizados em outubro de 2023, 50,6% dos portugueses, entre os 18 e os 64 anos, não leram um único livro por lazer nos últimos 12 meses. Resumindo, metade dos portugueses não lê livros regularmente.
Ler é essencial, é uma frase batida com a qual, penso, todos concordarem. Então, por que razão é que metade dos portugueses não lê? As razões serão uma data delas e cada um terá a sua, mas além de ser essencial, ler faz bem.
Se não lermos um ano porque estamos numa fase difícil… Não haverá de ser muito mau. Mas não ler ano após ano, faz mal e nota-se. Pelo menos, eu noto nas minhas aulas.
Ler com alguma regularidade é bom para abrir horizontes, conhecer coisas novas e diferentes. Quem nunca teve vontade de conhecer um sítio após a leitura de um livro? Explorar o passado, prever o futuro. Entrar nos problemas das personagens? É mágico o processo de leitura. E ler não é caro. Portugal tem uma excelente rede de bibliotecas que nos permite ler sem pagar. E quando há um livro que a biblioteca não tem podemos sempre aproveitar as promoções das boas livrarias que há um pouco por todas as cidade e vilas do país.
Ler é essencial. Ler faz bem. É possível ler bons livros sem gastar dinheiro. Então? Porque razão metade dos portugueses não lê? Vou ser otimista. Porque metade dos portugueses ainda não descobriu o autor com aquela escrita que toca no coração. Experimentou alguns livros na escola e não gostou, perdeu o interesse. Só têm de procurar melhor, experimentar mais um pouco. Os livros certos vão aparecer. E os livros são como as cerejas, depois de uma cereja doce vem outra e outra.
Não ler nota-se? Sim, claro que sim. Nas aulas, mesmo nas aulas de modelos matemáticos aplicados à engenharia, a leitura é essencial e quando se lê é necessário interpretar o que se lê. Os alunos menos treinados têm mais dificuldades em interpretar textos curtos, muitas vezes técnicos. A leitura regular ajuda na elasticidade interpretativa. Acelera no processo de interpretação de um texto. Um estudante que esteja habituado a ler por prazer, interpreta mais depressa e estuda o mesmo em menos tempo, ficando com mais tempo para outras tarefas ou para estudar aquele extra que permite almejar uma nota mais alta.
Nada destas coisas são lineares. Haverá pessoas que não leem que interpretam mais depressa e melhor um texto do que uma pessoa que lê 20 livros por ano. Sim, nada disto é linear. Mas, quase. A leitura regular por lazer, está, muito provavelmente, diretamente relacionada com melhores desempenhos escolares. Nem que seja pela capacidade de concentração que a leitura permite ir adquirindo.
Convido todos os que estejam a ler este texto e que façam parte daquela metade de adultos que não leu um livro por lazer nos últimos 12 meses, a ir à estante lá de casa, à biblioteca municipal, à livraria, pegar num livro e ler. Espero que para muitos seja o primeiro de muitos livros.