Afinal gratuitidade nos parques da Fonte Quente e Mercado de Santana será só para residentes
A Câmara Municipal de Leiria anunciou que a medida de isenção de pagamento das tarifas nos parques de estacionamento do Mercado de Santana e no Parque de Estacionamento da Fonte Quente aplica-se “somente aos residentes diretamente afetadas” pelas obras na Rua António da Costa Santos, na Rua da Restauração e na Rua de São Miguel.
O esclarecimento por parte da autarquia surge na sequência das notícias avançadas pelos órgãos de comunicação social, entre eles o Diário de Leiria, onde davam conta que a gratuitidade seria alargada a todos os cidadãos.
Aprovada em reunião do executivo, a deliberação não detalha especificamente a quem se destina a isenção de pagamento.
Numa nota de esclarecimento enviada às redações, o município de Leiria adiantou que esta medida “não inclui, assim, os atuais detentores de avença nestes dois parques nem os seus utilizadores pontuais, que continuarão a ter de efetuar os respetivos pagamentos das taxas regulamentadas”.
Citando a deliberação, o município de Leiria explica que foi identificado o número de beneficiários desta isenção, número esse “determinado segundo levantamento feito pelos serviços do Município e solicitação por parte dos residentes com espaço de garagem afeto à sua residência, cujo acesso foi restringido na sequência da realização das obras”.
A medida serve de compensação pelo impacto dos trabalhos na mobilidade dos residentes abrangidos pelas empreitadas, minimizando os constrangimentos de acesso às suas habitações, esclarece ainda o município.
A deliberação da Câmara Municipal será ainda sujeita a discussão e apreciação por parte da Assembleia Municipal.