![Pórtico Na Abertura Do Ano Santo No Santuário De Fátima](https://www.diarioleiria.pt/wp-content/uploads/sites/7/2025/02/Portico-na-abertura-do-ano-santo-no-santuario-de-fatima-a-29-de-dezembro-de-2024-2.webp)
Santuário de Fátima vive jubileu com eventos ao longo do ano
O ano jubilar vai ser vivido pelo Santuário de Fátima com um conjunto de iniciativas ao longo do ano. No Recinto de Oração, e como “sinal expressivo do Ano Santo”, foi recolocado o pórtico festivo, que ali esteve durante o ano do Centenário das Aparições.
“Porque estamos um santuário mariano, assinalamos o Ano Jubilar com a oração de Consagração a Nossa Senhora no final das celebrações”, explica o reitor do Santuário de Fátima, que para as alamedas do Recinto de Oração, foi preparada uma catequese sobre o tema ‘Peregrinos de esperança’.
No Encontro de Hoteleiros e Responsáveis de Casas Religiosas que acolhem peregrinos, realizado na semana passada, Carlos Cabecinhas anunciou ainda que estará disponível, nas várias línguas com as quais o Santuário trabalha habitualmente, um desdobrável com um itinerário jubilar, que pode ser usado quer por grupos, quer individualmente.
“Procuraremos, com os organizadores de peregrinações, dar caráter jubilar às peregrinações a Fátima e fazer propostas específicas de vivência jubilar aos grupos em peregrinação”, revelou o reitor.
Ao nível da formação e da reflexão, o Santuário apresenta também várias propostas, como um ciclo de “encontros na Basílica” de Nossa Senhora do Rosário, com momentos de reflexão e de fruição musical. Decorrerá ainda o Curso de Verão para investigadores, estando igualmente previstas várias propostas de formação e vivência espiritual, a decorrer na Escola do Santuário.
Em outubro, está marcado o primeiro Encontro de Congregações e Institutos Religiosos com carisma inspirado em Fátima. Ainda em outubro, o santuário irá participar, em Roma, na Jornada de Espiritualidade Mariana, prevista para os dias 11 e 12.
O ano de 2025 é Ano Jubilar. Desde 1300 que a Igreja celebra Anos Santos ou Anos Jubilares, que, muito cedo assumiram uma periodicidade de 25 anos em 25 anos.
Para este Jubileu, o Papa Francisco escolheu o tema ‘Peregrinos de Esperança’, que é também o tema escolhido pelo Santuário de Fátima para este ano jubilar, “procurando assim plena sintonia com toda a Igreja, na celebração festiva deste Ano Santo”.
Dos objetivos que o Santuário de Fátima definiu para este biénio pastoral, Carlos Cabecinhas destaca a consciência de que ser cristão significa ser peregrino-missionário, reconhecendo Fátima “como luz sobre as desesperanças da humanidade”, promovendo-a “como acontecimento, mensagem e lugar materno da esperança”.
Segundo o reitor, é também intenção este ano “aprofundar a leitura e a difusão do carisma da irmã Lúcia de Jesus, profeta de esperança – tendo em conta que, este ano se assinala o vigésimo aniversário” da sua morte. |