Última Hora

Subscreva a partir de 40€/ano

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Mar avança nas praias de Ílhavo e destrói passadiço

Elementos da Proteção Civil Municipal e da Polícia Marítima têm estado no local, a acompanhar a situação

O mar avançou sobre o cordão dunar nos últimos dias, devido às marés e à forte ondulação, destruindo parte do passadiço que liga as praias da Barra e Costa Nova, em Ílhavo, disse hoje o presidente da câmara.

“Desde 2023 que andamos atrás da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para resolver o problema (do avanço do mar sobre as dunas naquela zona), lamentou o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo.

O autarca adiantou que espera reunir hoje mesmo com representantes e técnicos da APA para analisar as medidas a tomar.

“O objetivo da reunião é ver o que vamos fazer para resolver o problema, porque desde 2020 que não são feitas recargas de areia”, disse.

João Campolargo considerou que, para conter o avanço do mar, devem ser depositados sedimentos.

“As últimas recargas de areia foram feitas em 2019 e 2020, mas se tiverem outra solução que nos digam”, comentou.

Segundo a associação Amigos do Oceano, “o passadiço de ligação da Praia da Barra à Costa Nova, construído recentemente, colapsou em parte do seu trajeto e mesmo uma nova parte do passadiço encontra-se prestes a cair”, tendo desaparecido nos últimos dias “uma extensa área dunar”.

Elementos da Proteção Civil Municipal e da Polícia Marítima têm estado no local, a acompanhar a situação.

Fevereiro 25, 2025 . 12:05

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right