
Alunos aprendem agricultura sustentável
Acompanhar todas as etapas do processo agrícola, desde a sementeira até à colheita, terminando na compostagem são os objetivos do projeto pedagógico que está a ser implementado nas escolas do concelho de Porto de Mós.
Intitulado ‘Agricultura Sustentável – Vamos pôr as mãos na terra!’, o projeto permitiu a entrega de 25 kits de plantas a 17 escolas que integram as valências de jardim-de-infância e do 1º ciclo. Cada kit contém uma seleção de plantas da época, “cuidadosamente escolhidas para que os alunos possam observar e aprender sobre o crescimento das culturas ao longo das estações”.
A iniciativa do município de Porto de Mós, em parceria com o Agrupamento de Escolas, tem como principais objetivos “incentivar a educação ambiental, estimular o contacto direto das crianças com a terra e fomentar a inclusão social através de atividades agrícolas”.
Para além de os alunos acompanharem as etapas do processo agrícola, o projeto pretende ainda promover hábitos sustentáveis desde a infância.
“Além disso, funcionará como um importante instrumento de integração para alunos oriundos de diferentes países e culturas, que podem estar menos familiarizados com as práticas ligadas à agricultura e ao meio ambiente”, acrescenta o município numa nota informativa.
O projeto conta ainda com a colaboração do Centro de Investigação e Inovação em Recursos Minerais e da Universidade Sênior do Rotary Club de Porto de Mós.
Segundo esclarece a Câmara, “as plantas cultivadas pelos alunos serão posteriormente utilizadas na cantina escolar, promovendo o conceito de alimentação saudável e sustentável, bem como incentivando a autonomia e o senso de responsabilidade das crianças em relação à produção e ao consumo de alimentos”.
“Lançada a semente e postas as mãos na terra, esperamos agora que os alunos possam colher os frutos deste projeto pedagógico de agricultura sustentável”.
O município portomosense reforça, assim, “o compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade, promovendo iniciativas que sensibilizam as novas gerações para boas práticas ecológicas e para a valorização da natureza”.