Última Hora

Subscreva a partir de 40€/ano

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Região de Leiria participa em projeto europeu ambiental

Com um investimento inicial de 190 mil euros e com começo previsto para este mês, o projeto aprovado visa especificamente “reforçar a identificação e a análise espacial dos riscos climáticos na Região de Leiria.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) aprovou financiamento, no âmbito do projeto Europeu CLIMAAX (CLIMAte risk and vulnerability Assessment framework and toolboX), com o objetivo de capacitar a Região de Leiria para enfrentar os desafios das alterações climáticas, através da realização de avaliações de riscos múltiplos, da integração de medidas de adaptação nos instrumentos de planeamento e do envolvimento dos atores locais, com o objetivo de aumentar a resiliência e reduzir a vulnerabilidade do território, em alinhamento com a missão da União Europeia.
Em comunicado, a CIMRL esclarece que o CLIMAAX é um projeto de quatro anos do Programa Horizonte Europa que fornece apoio financeiro, analítico e prático para melhorar os planos regionais de gestão de riscos climáticos e de emergência. “Foi concebido para contribuir para a harmonização e consolidação da prática de avaliação do risco climático, deixando um legado para futuras iniciativas europeias, ao mesmo tempo que impulsiona a Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia”, acrescenta a CIM sobre o projeto que teve início em janeiro de 2023 e decorre até dezembro de 2026.
Com um investimento inicial de 190 mil euros e com começo previsto para este mês, o projeto aprovado visa especificamente “reforçar a identificação e a análise espacial dos riscos climáticos na Região de Leiria através da implementação do quadro metodológico do CLIMAAX e do acesso à sua caixa de ferramentas, bem assim apoiar a tomada de decisões informadas e sustentáveis sobre estratégias de ação climática e prioridades de gestão de riscos, utilizando uma metodologia comum e harmonizada para facilitar a comparação com outras regiões europeias”.
Espera-se que os resultados da avaliação do risco climático nos instrumentos de planeamento estratégico regional e local sejam integrados no processo de elaboração e atualização dos Planos Municipais de Ação Climática e os Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil.
Para o primeiro-secretário da CIMRL, Paulo Santos, “a importância deste projeto vai muito para além dos apoios financeiros, trata-se de uma oportunidade para promover a resiliência climática na Região de Leiria, alinhando-se com a missão da União Europeia para a Adaptação às Alterações Climáticas, através do envolvimento dos stakeholders e da comunidade em geral”.

Março 5, 2025 . 15:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right