Marcelo Rebelo de Sousa destaca programação da Feira do Livro de Leiria
O Presidente da República visitou esta tarde a Feira do Livro de Leiria, onde destacou a programação da primeira edição da Versátil, e a escolha do local, de acesso fácil.
Marcelo Rebelo de Sousa era esperado na Feira do Livro de Leiria pelas 17h00, para uma visita ao certame, mas antes mesmo de o relógio bater as três da tarde, o Chefe de Estado já distribuía sorrisos no Jardim Luís de Camões.
Apesar da chuva que se fez sentir ao início da tarde, o Presidente da República tirou várias selfies, ofereceu gomas aos mais pequenos que visitavam o certame, comprou vários livros para si e chegou mesmo a comprar para crianças, participou na apresentação de livros, e ainda teve tempo para assistir a um dos debates previstos na programação sobre a liberdade e o 25 de Abril.
Foi, aliás, a programação da Versátil que Marcelo Rebelo de Sousa destacou ao Diário de Leiria, aplaudindo ainda a localização do certame.
“O sítio é precioso, a organização é magnífica, o curador e a sub-curadora também, ótimos. Já estive ali com uma escritora, já comprei imensos livros”, enumerou o Presidente da República.
E, “depois a ideia de acesso”. “Estive sentado num puf a ouvir a apresentação de um livro, que embora fosse para adultos, tinha presente várias crianças”, salientou, sublinhando ainda os livros que encontrou recentemente lançados, destacando igualmente a presença das escolas ao longo da semana.
“Depois a programação, os debates, é muito boa. Os nomes que cá veem são muito bons. Estão a lançar livros que acabaram de sair. É difícil ter tantos nomes assim”, reconheceu ao nosso jornal, lembrando o tempo em que organizou a Feira do Livro de Celorico de Basto, onde tem raízes, em que na altura já era difícil conciliar a programação com os autores.
“E depois, a ideia de ter uma animação permanente”, com um “horário prolongado”, e “se querem parar para tomar qualquer coisa têm um café, querem estar a descansar, descansam num banco”.
“E depois é no centro”. O “único problema é o estacionamento”, apontou o Presidente da República, mas neste obstáculo, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou os lugares de estacionamento que existem à volta. “Problema mesmo foi a chuva”, constatou.
Depois de visitar a Feira do Livro, que decorre até segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa irá subir ao Castelo de Leiria para uma mensagem ao país, de apelo ao voto na véspera das eleições europeias.
De recordar que amanhã e segunda-feira, o Chefe de Estado preside às cerimónias do Dia de Portugal no norte do distrito de Leiria, mais concretamente nos concelhos fustigados pelos incêndios de junho de 2017.