
Região de Leiria “reafirmou a sua posição" no turismo
A CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria marcou presença na 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, com o “maior stand” do Pavilhão 2, da FIL, onde ao longo de cinco dias mostrou o “melhor” que o turismo do território tem para oferecer e “reafirmou a sua posição no contexto do setor turístico em Portugal”.
“Entre sabores autênticos e degustações irresistíveis, experiências de aventura e natureza, tradição e inovação, cada momento foi uma celebração da identidade e do potencial turístico”, sublinhou a CIMRL, em comunicado de imprensa.
Naquela que é considerada a maior feira de turismo do país, a CIMRL salientou que foram apresentados “projetos inovadores”, promovidos “produtos locais de excelência e criadas oportunidades únicas para o desenvolvimento e valorização da região”. “Foram dias de encontros, partilhas e emoções, onde o turismo de Leiria se afirmou como um destino de referência para todas as gerações, todos os gostos e todas as experiências”, acrescentou a CIMRL, numa nota de imprensa, enviada às redações.
Na mesma nota de imprensa, a CIMRL destacou a “divulgação de novos investimentos privados ao nível de empreendimentos turísticos de referência, em Leiria, mas também no município de Alvaiázere”. “A importância da BTL na estratégia de qualificação da oferta turística regional ficou bem patente na adesão de mais de 300 participantes profissionais nacionais e estrangeiros aos convites e ações que foram realizadas durante o evento, onde a maioria considerou a intenção de promover o destino Leiria junto dos seus clientes ou admitiu agendar novos programas nos territórios da região de Leiria”, realçou.
CIMRL destaca “grande interesse do público”
A CIMRL destacou ainda o “grande interesse do público” nas iniciativas associadas ao facto do município de Leiria ser o município convidado, com o lançamento da nova campanha de promoção ‘#Leiria Não Existe...Sem Ti’ e com a afirmação “novas áreas temáticas lançadas este ano”, tais como ‘Leiria uma cidade de grandes eventos’ e uma ‘cidade criativa da UNESCO’, “focada na diversidade e excelência de atividades culturais com elevado impacto turístico”.
De relembrar que a CIMRL e a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assinaram, durante a BTL, um protocolo que visa implementar programas de formação e capacitação junto de estabelecimentos de restauração integrantes na Região de Leiria.
Em jeito de balanço, o secretário executivo da CIMRL, Paulo Santos, afirmou que “foi extremamente gratificante perceber junto” dos municípios que “mais uma vez a BTL cumpriu a sua missão, gerando novas oportunidades de divulgação dos territórios, fortalecendo a imagem da região e promovendo Leiria junto dos milhares de visitantes”.
Segundo a CIMRL, a BTL registou “uma forte presença internacional, com mais de 100 destinos representados, tendo registado segundo a organização um total de 82 mil visitantes, o número mais alto de sempre”.