Castanheira de Pera investe 600 mil euros em novo mercado municipal
A Câmara de Castanheira de Pera vai investir cerca de 600 mil euros num novo mercado municipal, prevendo-se que as obras iniciem no primeiro trimestre de 2025.
À agência Lusa, o presidente da autarquia, António Henriques, explicou que o atual mercado, muito antigo, “não tem condições de acessibilidade” e “está complemente obsoleto no que diz respeito à funcionalidade dos próprios espaços para os diversos comerciantes e vendedores que utilizam”, pelo que foi decidido requalificar um espaço que “há muitos anos era o mercado original”.
“Vamos reabilitar esse edifício, ampliá-lo, porque aí conseguimos garantir as condições de mobilidade e todas as condições de qualidade para que, quer as pessoas que vendem no mercado, quer para quem utiliza o mercado como comprador, tenha um espaço para usar na sua plenitude”, referiu António Henriques.
O novo mercado ficará na Praça da Sardinha, em frente ao atual, e “a grande melhoria é nas condições de acessibilidade”, declarou António Henriques.
“Vai ser um mercado novo, um mercado moderno”, afiançou, realçando que também vai ser multifuncional, possibilitando a realização de outras iniciativas.
António Henriques adiantou que a autarquia quer lançar o concurso público até ao final deste ano.
“Esse é o próximo passo, sendo que há aqui um passo intermédio, que é a apresentação de uma candidatura no âmbito do Portugal 2030 (…), que estamos a submeter exatamente no dia de hoje, para ver se conseguimos financiamento”, disse o presidente do Município de Castanheira de Pera.
O autarca afirmou que o objetivo é iniciar a empreitada no primeiro trimestre de 2025, sendo que a obra tem um prazo de execução de 12 meses.
Questionado sobre o que fará caso não haja financiamento, António Henriques reconheceu que tem de “ir à procura de outras soluções”, mas “o objetivo de começar as obras do primeiro trimestre 2025 mantém-se”.
“Esta é uma candidatura que estamos na esperança de ver aprovada. Naturalmente, se não tivermos financiamento através desta candidatura, o mercado não ficará por fazer”, assegurou.