Marinha senegalesa resgata embarcação com corpos sem vida
A marinha senegalesa encontrou este domingo uma embarcação à deriva a algumas dezenas de quilómetros da costa de Dacar com pelo menos, 30 "corpos sem vida" a bordo, informaram hoje as forças armadas do país.
Estão em curso investigações para determinar a origem da embarcação e esclarecer o balanço humano da tragédia, no entanto e de acordo com um comunicado publicado nas redes sociais "Para já, foram contabilizados 30 corpos".
"As operações de recuperação, identificação e transferência estão a ser muito delicadas, devido ao avançado estado de decomposição dos corpos", acrescenta-se.
A marinha foi informada ao início da noite de domingo da presença de uma piroga à deriva a cerca de 70 quilómetros ao largo de Dacar "com vários corpos sem vida".
A costa senegalesa tem sido palco de uma sucessão de tragédias relacionadas com a migração irregular para a Europa, sendo que há 15 dias, pelo menos 39 pessoas morreram quando uma piroga sobrecarregada se afundou em Mbour.
O Senegal é um dos principais pontos de partida de milhares de africanos que, desde há anos, fazem a perigosa rota atlântica para tentar chegar à Europa, principalmente através do arquipélago espanhol das Canárias.