Lançado amanhã Roteiro da Economia Circular na Região Centro
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) inicia amanhã o Roteiro da Economia Circular na Região Centro, para promover boas práticas de economia circular desenvolvidas na região.
De acordo com o que refere a CCDR Centro, em comunicado, esta iniciativa, “inserida no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, pretende estimular a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte das entidades regionais, demonstrando o potencial económico e social deste novo paradigma, com novos modelos de negócio, novos serviços e novas formas de produção”.
Este Roteiro abrange um conjunto de oito visitas a entidades que subscreveram, em novembro de 2023, a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades.
Citada na mesma nota de imprensa, Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, explica que “facilitar o processo regional de transição para uma economia circular tem sido uma prioridade para a CCDR Centro”. “A segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro foi subscrita por 100 entidades regionais, que assumiram o compromisso de implementar um total de 237 ações de economia circular até junho de 2025. Este número é revelador da importância que esta temática tem para a região Centro e é também um testemunho do nível de comprometimento dos agentes regionais nesta transição para uma economia circular”, explicou Isabel Damasceno.
O Roteiro da Economia Circular na Região Centro é lançado amanhã, pelas 14h30, em Coimbra, nas instalações da Águas do Centro Litoral, S.A. ( ETA da Boavista), seguindo-se uma visita ao Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro ( Iparque).
No dia 18 de outubro, será a vez da região de Leiria, onde a visita será realizada à Sirplaste - Sociedade Industrial de Recuperados de Plásticos S.A, em Porto de Mós.