Universidade de Évora e Redcorp querem usar IA na exploração mineral
A Universidade de Évora e a Empresa mineira canadiana Redcorp são parceiras do projeto Hypermetal, que visa “revolucionar a exploração mineral polimetálica em Portugal”, juntando a tecnologia avançada, inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática com métodos tradicionais.
O projeto Hypermetal “pretende aumentar a eficiência e a precisão na exploração mineral, reinterpretando testemunhos históricos de perfurações e integrando métodos tradicionais, como geoquímica e mineralogia, com análises hiperespectrais”.
A abordagem proposta neste projeto vai permitir criar “um Gémeo Digital do corpo mineral, otimizando a identificação de novos alvos de exploração e melhorando a caracterização dos depósitos”.
Pedro Nogueira, professor da academia alentejana que está envolvido nesta iniciativa explicou à Lusa que o projeto foi candidatado a financiamento através do programa operacional Alentejo 2030, na vertente de iniciativas “de copromoção entre entidades privadas e instituições científicas”.
“A ideia é avançar assim que houver ‘luz verde’” em relação a esse financiamento, realçou o investigador, realçando também que mediante esta iniciativa, a Universidade de Évora poderá “adquirir equipamentos de tecnologia de imagem hiperespectral avançados, que são únicos na Península Ibérica” e que poderão ser utilizados em projetos futuros.