EUA descreveu como "totalmente irresponsável" ameaças nucleares da Rússia
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, descreveu hoje como “totalmente irresponsáveis” as ameaças do Presidente russo, Vladimir Putin, de usar armas nucleares no caso de ataques aéreos contra a Rússia.
“É totalmente irresponsável. E acho que muitas pessoas em todo o mundo deixaram isso claro quando ele colocou a ameaça de recurso a armas nucleares, incluindo a China”, disse Blinken durante um programa de televisão no canal MSNBC.
Vladimir Putin alertou na quarta-feira que o seu país poderia usar armas nucleares no caso de um “lançamento massivo” de ataques aéreos e que qualquer ataque apoiado por uma potência nuclear poderia ser considerado uma “agressão conjunta”.
“Fazer isso agora, quando o mundo está reunido em Nova Iorque, inclusivamente para falar sobre a necessidade de maior desarmamento e maior não-proliferação, será muito mal recebido em todo o mundo”, argumentou Blinken, à margem do debate da Assembleia Geral da ONU.
Na sua intervenção na Assembleia Geral, o secretário-geral da ONU, António Guterres, referiu-se aos riscos de fazer ameaças com armas nucleares.
O chefe da ONU apelou aos países que possuem armas nucleares para que honrem os seus compromissos e respeitem as suas obrigações de desarmamento.