Exposição revela a história de instrumentos portugueses
‘Instrumentos do Mundo Made In PT’ é o título da exposição de instrumentos de cordas da APC Instrumentos Musicais que vai ser inaugurada hoje, às 18h00, na Galeria de Arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
Foi em 1987 que António Pinto Carvalho, fundador da APC Instrumentos Musicais, Lda., aceitou o desafio de fazer Ukuleles para um cliente no Haway.
O desafio foi aceite, e ainda hoje, a APC Instrumentos envia instrumentos cordofones, para tantos países do mundo inteiro.
A exposição conta essa história. Começando em Portugal, passando pelo continente Americano, voltando à Europa em direção à Ásia. É possível na história de cada instrumento como a época dos descobrimentos espalhou conhecimento e culturas entre tantos países dos vários continentes, e como se reflete nos instrumentos atuais.
Desde o cavaquinho, tão tradicional e característico do Minho e tocado por todo o país, podemos ver uma amostra dos cordofones mais tradicionais em Portugal, “viola da terra” de cada região do país, a versátil Braguesa, que é cada vez mais uma viola de referência, passando pelas incontornáveis guitarras portuguesas que tão caracteristicamente representam o Fado e a saudade de um povo.