Evento mais doce do ano regressa a Figueiró dos Vinhos
A Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos está de regresso ao Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços para a sua 18.ª edição.
Entre os dias 1 e 3 de novembro, muitas serão as tentações seculares que estarão à disposição dos visitantes nas diferentes casas de doçaria conventual.
No evento, será possível encontrar doces conventuais de várias zonas do país, nomeadamente, Alcobaça, Almourol (Vila Nova da Barquinha), Aveiro, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Cernache do Bonjardim, Évora, Figueiró dos Vinhos, Nisa (Portalegre), Ovar, Pereira (Montemor-o-Velho), Tentúgal e Tomar.
Além dos mais variados doces conventuais e licores do país, o certame conta, igualmente, com a programação cultural: animação, concertos, visitas guiadas e ‘workshops’ para crianças e adultos.
Segundo revela a Câmara de Figueiró dos Vinhos quanto ao programa, o primeiro dia, 1 de novembro, inicia-se pelas 11h00 com a inauguração oficial da feira de doçaria, ficando a tarde reservada à cultura com um ‘workshop’ para pais e filhos, dedicado às ‘Broinhas dos Santos’, sendo que as inscrições são limitadas. No mesmo dia, haverá ainda um ‘Roteiro Encenado’, com uma visita guiada e a encenação a vários pontos do centro da vila, para além de um concerto com o Grupo Coral São João Baptista de Figueiró dos Vinhos.
No dia 2 de novembro, haverá novamente o ‘Roteiro Encenado’, durante a manhã, seguindo-se dois ‘workshops’. O primeiro, sob o tema ‘Queijinhos do Céu’, também ele com inscrições limitadas e dirigido a maiores de 16 anos. A iniciativa vai ser dirigida pela pasteleira da Casa dos Doces Conventuais de Alcobaça. O segundo ‘workshop’ será dedicado novamente às ‘Broinhas dos Santos’.
A tarde do segundo dia encerra com um concerto intimista de Pedro Janela.
No último dia do evento, volta a realizar-se o ‘workshop’ ‘Queijinhos do Céu’. A atuação de Pedro Carvalhosa encerra a feira.