Joe Biden e Netanyahu conversam pela 1ª vez em 7 semanas
O Presidente dos EUA, Joe Biden e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, conversaram hoje pela primeira vez em sete semanas ao telefone, quando se soube que o líder israelita também já conversou com o ex-Presidente republicano Donald Trump.
A vice-Presidente Kamala Harris juntou-se à chamada, de acordo com a Casa Branca e o gabinete de Netanyahu confirmou que o primeiro-ministro israelita também falou recentemente com Trump.
O também candidato republicano na corrida a Casa Branca contra Harris, telefonou a Netanyahu na semana passada e “felicitou-o pelas operações intensas e determinadas que Israel realizou contra o Hezbollah”, segundo o gabinete de Netanyahu.
A conversa entre Biden e Netanyahu ocorreu um dia depois das revelações do novo livro do jornalista Bob Woodward, “Guerra”, segundo o qual Biden deu a conhecer em privado a sua frustração e desconfiança sobre o líder israelita.
De acordo com relatos no livro do jornalista, Joe Biden chegou mesmo a insultar o primeiro-ministro israelita, sobre as suas ações de guerra em Gaza.
A conversa de hoje entre os dois líderes aconteceu dois dias após o aniversário do ataque de 7 de outubro de 2023 do Hamas a Israel que levou à guerra em Gaza e que se alastrou a um conflito regional.
Tratou-se da primeira conversa entre Biden e Netanyahu desde 21 de agosto.