Guia completo para escolher um crédito de forma simples
Uma dessas inovações é a contratação 100% digital.
Além de permitir que, a partir do conforto do nosso sofá, possamos contratar um crédito pessoal ou até um cartão de crédito, a digitalização trouxe consigo os simuladores de crédito que, na prática, vieram facilitar o processo de comparação e escolha entre diferentes soluções de crédito.
Como comparar diferentes soluções de crédito?
Como acabamos de referir, com o auxílio de um simulador de crédito online, todo o processo de comparação entre diferentes soluções de crédito tornou-se muito mais simples, senão vejamos.
Após abrirmos um motor de busca no nosso smartphone, PC ou tablet com acesso à Internet, basta-nos digitar a expressão “simulador de crédito online” e clicarmos na tecla enter para termos acesso a uma lista infindável de soluções de crédito e aos seus respetivos simuladores.
Ao entrarmos numa destas páginas, somos brindados com um simulador onde, dependendo do tipo de crédito, podemos calcular o valor da nossa prestação mensal em função da escolha que fizermos relativamente aos montantes de financiamento e prazos de reembolso.
Além do valor da prestação, ficamos ainda a saber quais as taxas de juro aplicadas ao empréstimo e o MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor), valor total em que vamos ter que reembolsar a instituição de crédito pelo empréstimo que nos concedeu.
Finda a simulação, podemos passar imediatamente à contratação do crédito bastando, para o efeito, preencher um formulário online e anexar os documentos requeridos que, por norma, são os seguintes:
- CC ou BI mais Cartão de Contribuinte;
- Comprovativo de morada;
- IBAN de um dos titulares do contrato;
- Três últimos recibos de vencimento/ Comprovativo de pensão;
- Última declaração IRS (modelo 3);
Depois desta ligeira e fugaz incursão no território mais burocrático, a instituição vai analisar o seu pedido e, em caso de resposta positiva, transferir o dinheiro que pediu, ações que, no total, não demoram mais do que alguns dias.
A simplicidade, contudo, não se fica pelo processo de contratação. Como referimos na introdução a este artigo, as próprias soluções de crédito têm vindo a aproximar-se das necessidades dos consumidores.
Uma dessas novas soluções de financiamento dá pelo nome de crédito simples ou crédito pessoal simples.
O que é e como contratar um crédito simples?
O crédito simples não é mais do que um crédito pessoal sem finalidade específica que nos oferece montantes de financiamento, prazos de reembolso e taxas de juro mais competitivas para a aquisição de bens e serviços de valor mais baixo (propinas, IMI, etc.) ou para fazermos face a uma situação inesperada.
Por exemplo, no caso do crédito simples Credibom, vamos encontrar montantes de financiamento que se situam entre os 3 mil e os 4900 euros, prazos de reembolso que vão dos 12 aos 60 meses, TAN desde 10,90% e TAEG desde 15,41%.
Em termos de contratação, todo o procedimento é, como o próprio nome indica, bastante simples e passa, em primeiro lugar, por utilizarmos o simulador de crédito simples.
Após a simulação, só temos que clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador do Credibom para passarmos ao preenchimento do formulário de adesão e anexação dos documentos necessários.
Face aos seus montantes e prazos mais baixos, a análise de risco não é tão restrita, o que torna todo o processo mais rápido, garantindo-nos que, sem despesas de abertura de contrato, possamos contar com o financiamento pedido em apenas dois dias úteis.