Última Hora
Ttc
Cml Leiria Natal
Lsblackfriday
Pub

Londres avisa China que fornecer material de uso militar à Rússia ameaça relação com Europa

A mensagem foi transmitida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, David Lammy, ao homólogo, Wang Yi

O Governo britânico avisou a China que o fornecimento de material à Rússia para a produção de armamento arrisca prolongar a guerra com a Ucrânia e prejudicar as relações de Pequim com a Europa. 

A mensagem foi transmitida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, David Lammy, ao homólogo, Wang Yi, durante uma visita de dois dias à China que começou hoje na capital. 

Lammy vincou que os dois países "têm um interesse comum na paz europeia e no fim da guerra" e indicou que "o fornecimento de material pela China ao sistema industrial militar russo corre o risco de prejudicar as relações da China com a Europa, contribuindo simultaneamente para sustentar a guerra da Rússia". 

"O ministro dos Negócios Estrangeiros instou Wang Yi a tomar todas as medidas para investigar e impedir que as empresas chinesas forneçam equipamento militar à Rússia", refere um comunicado emitido após o encontro hoje em Pequim.

Os dois ministros concordaram em manter-se em contacto sobre este conflito, a crise no Médio Oriente e outras questões de política externa. 

Numa reunião que Londres classificou de "produtiva", o chefe da diplomacia britânica reiterou o desejo de uma cooperação bilateral "pragmática e mutuamente benéfica", nomeadamente no combate às alterações climáticas, apoio ao desenvolvimento e saúde global e uso seguro da Inteligência Artificial.

A questão dos direitos humanos também foi levantada, nomeadamente sobre Xinjiang, região no noroeste da China onde existem relatos de repressão em grande escala da minoria muçulmana uigur, e em Hong Kong, antigo território britânico.

"A reunião foi construtiva em todo o âmbito das relações bilaterais, desde as áreas de cooperação pragmática às questões de discórdia", garante o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo ficado acordada a realização de discussões regulares entre os respetivos governos a nível ministerial.

Outubro 18, 2024 . 20:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right