Leiria Cuida vai ter segunda edição
O município de Leiria aprovou na reunião camarária de terça-feira, a segunda edição do Leiria Cuida, um programa de apoio aos cuidadores informais.
Integrado no Pro Leiria, o programa pretende “formar e capacitar os cuidadores informais, bem como fomentar as suas capacidades pessoais e intelectuais, minimizando, em simultâneo, sentimentos como isolamento e solidão”, explica o município.
“Os cuidadores informais enfrentam, no seu dia-a-dia, múltiplos desafios físicos e psicológicos, nomeadamente os cuidadores de pessoas idosas, sendo que no concelho de Leiria se encontram registados 60 cuidadores informais”, divulgou.
De acordo com a autarquia, a segunda edição do programa destina-se “não só a dar continuidade às ações dirigidas a cuidadores que integraram a 1.ª edição, mas também a envolver novos cuidadores informais, independentemente de terem ou não esse estatuto, ao abrigo da lei aprovada em setembro de 2019”.
De recordar que o programa Leiria Cuida recebeu o selo de mérito atribuído na 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais.
Em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, são dinamizadas sessões, no âmbito do projeto, personalizadas nos domicílios, onde a abordagem é efetuada em função das necessidades sentidas, com uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade, fisioterapia, psicologia, terapia da fala, entre outra.