Cidadania – Da ‘Ideologia’ ao Pensamento Crítico
Haverá poucas áreas onde tanto se opine, por vezes de forma desinformada, quanto na Educação. Não se questionam opções médicas ou estratégias de gestão da segurança pública, por exemplo, com a facilidade ou frequência com que o fazemos em relação à Escola. Talvez o facto de todos termos passado (mais ou menos) anos por lá, ou de muitos de nós ainda termos filhos, netos ou sobrinhos neste contexto, nos revista da sensação de um suposto capital de conhecimento objetivo… ainda que condicionado e reduzido aos contextos que nos são próximos e familiares.
De entre os temas de conversa fácil, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento estará no top dos ‘tempos de antena’ dos últimos dias, sobretudo depois do Senhor Primeiro Ministro a eleger enquanto prioridade de ação do governo, com o célebre compromisso de ‘libertação’ de ‘amarras ideológicas’. As televisões têm sido inundadas por comentários, as redes sociais por excertos de declarações e muito se terá dito e escrito sobre o tema. Mas também eu, que faço de uma Escola a minha segunda casa e família, tenho dificuldades em não transmitir a minha opinião. Mesmo que pouco possa acrescentar.
Ora, o que se trabalha, afinal, nesta tão questionada disciplina?
Este será, porventura, o grande desafio da Escola nos dias de hoje, cujo maior contributo para o processo de desenvolvimento de um indivíduo residirá, exatamente, no fomento de competências
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: