Última Hora

Micael Sousa

Professor, Investigador e Serious Game Designer

Opinião: “Os jogos de tabuleiro modernos tendem a ter temáticas que tentam integrar o sistema mecânico e narrativo do jogo, como algo coerente. Assenta na agência dos jogadores, fazendo com que as decisões tenham significado e impacto no jogo”.

há 1 dia
Opinião: “Durante muito tempo, os jogos estiveram associados a apostas, o que levou a uma relação direta com vício e outras atividades pouco saudáveis. Hoje o panorama mudou. Já não são necessários elementos de motivação extrínsecos aos jogos”.

há 2 semanas
Opinião: “Embora o processo participativo proposto seja imensamente pobre, não o podemos ignorar. Apesar do TGV prometer modernidade, o processo participativo desenhado é arcaico. Não se oferecem métodos alternativos de simulação e interação que poderiam ajudar a construir melhores propostas e que poderiam tornar o TGV ainda mais relevante para a nossa região”.

há 1 mês
Opinião: “Para mim, os jornais locais têm sido especialmente importantes. Dão tangibilidade à vida que passa em meu redor, ao que vai acontecendo. Sem eles teria dificuldade em saber alguns assuntos. Precisamos destes meios de comunicação, mas principalmente que tenham mais meios para nos poderem atualizar”.

há 1 mês
Opinião: “Teremos bons profissionais se os valorizarmos socialmente, se tiverem formação, treino, condições e tecnologia para fazer o melhor trabalho possível. Só assim se consegue verdadeira produtividade. Mas tudo isto só funciona se tiverem a devida remuneração”.

há 2 meses
Opinião “O modo ineficiente como as nossas zonas urbanas funcionam, sem qualidade, sem acesso a transportes, sem zonas verdes, sem equipamentos que as sirvam (escolas, centros de saúde, etc.), por vezes até sem as mais básicas infraestruturas são a prova dos nefastos efeitos da ausência de planeamento”.

há 2 meses
Opinião: "Enquadrar uma vida como um somatório de ciclos pode ajudar aproveitar o máximo do tempo que temos. Os ciclos são forçosamente diferentes, delimitados pelos nossos limites biológicos, vitalidade, experiências e o nosso historial no fundo".

há 3 meses
Opinião: "Se o Natal nos abre os corações, o Ano Novo avisa que a magia natalícia tem um fim e que se não cuidarmos da nossa liberdade, da sociedade democrática e plural, poderemos ter natais futuros menos iluminados".

há 3 meses

Subscreva a partir de 10€

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Últimas Notícias

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
crossmenu