Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Castanheira de Pera quer ter “o melhor festival de caminhadas do mundo no outono”


Texto: Inês Gonçalves Mendes | Fotografia: Município de Castanheira de Pera Sexta, 15 de Setembro de 2023

O município de Castanheira de Pera pretende ter “o melhor festival de caminhadas do mundo no outono”, através da promoção da 1.ª edição do ‘Festival de Caminhadas da Serra da Lousã’.

Entre os dias 6 e 8 de outubro, a autarquia promete experiências “únicas” com o património natural, em conjugação com a gastronomia, o saber-fazer e as tradições deste território.

Ao nosso jornal, o presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera referiu que este novo festival é mais uma iniciativa que vai ajudar a “promover o território positivamente” e a levar mais visitantes ao concelho.

É através dos cinco sentidos que a autarquia pretende captar a atenção dos visitantes, porque, para além do turismo de natureza, também as atividades gastronómicas vão fazer parte dos percursos previstos para os três dias de festival, e os ‘caminheiros’ vão ser ainda convidados a conhecer e fazer parte de alguns costumes antigos, com o moer do milho e o cozer do pão.

O primeiro dia do festival, 6 de outubro, destina-se à receção dos participantes, apresentação e credenciação.

As caminhadas começam na manhã do dia seguinte, com várias propostas, que vão desde percursos com 15,4 quilómetros até rotas de quatro quilómetros. Performances musicais, um atelier com broa de milho e a visita a um moinho fazem parte da programação para este dia. Depois da hora de almoço, a Câmara propõe uma tarde com várias atividades no Poço da Corga, que inclui canoagem, paintball e jogos tradicionais, além de uma caminhada opcional de seis quilómetros.

No domingo, regressam as caminhadas com o propósito de dar a conhecer o território, com a particularidade de se incluir, entre as opções, uma caminhada botânica com yoga e infusões. O almoço acontece na Villa Praia, seguido da apresentação do ‘Walking Weekend Pampilhosa da Serra 2024’, município parceiro desta iniciativa.

É com a autarquia de Pampilhosa da Serra, do distrito de Coimbra, que Castanheira de Pera “está a aprender como se faz” um festival cuja descoberta da natureza é a principal atração. “Estamos a aprender com a Pampilhosa da Serra como é que se faz. Eles têm o melhor festival de caminhadas do mundo da primavera, nós iremos ter o melhor festival de caminhadas do mundo no outono”, comentou António Henriques.

O autarca pretende que os participantes tenham “experiências únicas”, e lembra as “cores fantásticas” que invadem Castanheira de Pera no outono, o “cheiro da castanha assada, das lareiras” e a fauna e flora muito características do território. “Tudo isso é único, é-nos muito característico e é isso que pretendemos promover”, salientou.

Para respeitar a “capacidade de carga do território e dos seus ecossistemas”, o festival é limitado à participação de 80 pessoas, e as inscrições podem ser realizadas através do ‘site’ www.festivaldecaminhadas.pt.



Assinaturas